Em comemoração dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorre no próximo dia 18, a Secretaria de Saúde e em especial o Centro de Atenção Psicossocial ? CAPS promoverá na próxima semana uma série de atividades.
O objetivo da data é socializar os pacientes com algum distúrbio mental e conscientizar a sociedade e poderes instituídos da necessidade de tratá-los de maneira digna e respeitosa, por isso o lema da campanha que chega ao seu 21º ano é: Por uma Sociedade Sem Manicômios.
O que é o dia da Luta Antimanicomial?
O dia foi escolhido por ser a data de fundação de um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, o Juquery de Franco da Rocha, localizado no Estado de São Paulo, símbolo maior do processo de isolamento social do ser humano com tratamento degradante, segregando o paciente do seu meio social.
Diante disso, o dia 18 de maio passou a ser a data nacional da luta contra os manicômios, que deve ser comemorada lembrando que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, fazem parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo mais humano possível. É dia também de reafirmar o compromisso com a causa antimanicomial, pelo fim dos hospícios, vistos como instituição ultrapassada; dia de comemorar a implantação dos CAPS em todo o país, que são o resultado do movimento da Reforma Psiquiátrica que adota serviços substitutivos aos manicômios e já conseguiu desospitalizar muitos internos e reduzir o número de leitos psiquiátricos.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial
Segunda-feira (18/05)
? Carreata com saída do CAPS às 9h.
Terça-feira (19/05)
? Feirinha na Praça Getúlio Vargas, em frente ao prédio da antiga Minas Caixa, onde serão vendidas peças produzidos pelos pacientes.
A feira funcionará de 8 às 16h.
? Culto ecumênico às 15h, no Caps.
Quarta-feira (20/05)
? Feirinha na Praça Getúlio Vargas
Quinta-feira (21/05)
? Feirinha na Praça Getúlio Vargas;
? Seresta nas dependências do CAPS, a partir das 19h30;
Sexta-feira (22/05)
? Encerramento e confraternização entre pacientes e familiares na Praia Popular

COMPATILHAR: