Adolescentes entre dez e 19 anos receberam gratuitamente, nesta semana, em Jeceaba, na Região Central de Minas Gerais, uma vacina que protege contra o vírus que causa o câncer de colo útero. O medicamento que previne o HPV – capaz de desencadear várias doenças – não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas a prefeitura da cidade comprou as doses necessárias. Na rede particular, o custo da vacina é de cerca de R$ 900, pois deve ser aplicada três vezes.
A campanha começou depois de uma pesquisa feita com as mulheres da cidade. O resultado indicou que 40% delas já haviam realizado algum tratamento médico por causa do HPV. De acordo com o ginecologista Gustavo Dias, o ideal é que as pacientes sejam vacinadas antes de iniciar a vida sexual.
Muitas mulheres na descobrem que possuem lesões no útero causadas por HPV, pois tem vergonha de passar por exames preventivos capazes de detectar o problema. Este é um dos motivos que levou a Prefeitura de Jeceaba de fazer a vacinação gratuita. O anúncio do atendimento foi feito pelo alto falante de uma igreja da cidade.
Para que as adolescentes fiquem mais informadas sobre o vírus, uma enfermeira e uma médica realizam palestras em escolas públicas da cidade.

COMPATILHAR: