Os alunos da Escola Municipal José João de Melo, em Fazenda Velha, participaram da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A aluna Alícia Fernandes Alves, do 8º ano, foi medalha de prata e Sávio Ribeiro Terra, do 9º ano, recebeu a medalha de bronze. Os demais alunos receberam o certificado de participação.
A OBA acontece anualmente e o concurso é promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) com o apoio da Eletrobras Furnas.
Os trabalhos na escola foram coordenados pela professora de ciências, Dulcinéia Souza Oliveira, e contou com a participação dos alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. A prova foi realizada em 11 de maio de 2012 e os resultados divulgados nesta semana.
Paralelo às provas, ocorreu a VI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os alunos Tiago Fernandes, Karolyne Santos Silva e Bruno Adriana Alves, do 6º ano, construíram os foguetes utilizando garrafas pets e obtiveram o maior alcance de lançamento em metros, dentre os demais alunos da escola.
De acordo com a diretora Ângela A. Oliveira Alves, a escola José João de Melo vem se destacando devido ao trabalho em equipe e por causa dos excelentes profissionais que compõem o quadro do estabelecimento de ensino.
No caso da OBA, a dedicação da professora Dulcinéia Souza e o apoio dos demais professores fizeram a diferença. Em 2011, a escola já havia conseguido a medalha de bronze com a classificação da aluna Alícia Fernandes.

COMPATILHAR: