Estudantes do 8º período do curso de engenharia civil do Unifor realizaram a doação de 29 pacotes de fraldas geriátricas à Associação Mão Amiga, na sexta-feira passada (18). A doação corresponde à inscrição dos acadêmicos no projeto de extensão ?Acompanhando a Construção do Novo Núcleo de Apoio aos pacientes da Associação Mão Amiga, desde a base até o revestimento?, que acompanhará a construção da sede própria da entidade.
As atividades do projeto tiveram início no dia 12 deste mês, tendo sido a primeira etapa a apresentação da Associação Mão Amiga aos alunos, pelas representantes da entidade e explanação dos projetos estruturais e arquitetônicos da obra da nova sede, pelo engenheiro responsável, Mauri Castro. O término do projeto está previsto para novembro de 2012, perfazendo um total de 50 horas de atividade complementar.
O projeto
O objetivo da ação é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aliarem os conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas disciplinas do curso com a vivência e o desenvolvimento de grandes obras. Segundo a professora-mestra Christiane Pereira Rocha, coordenadora do curso e proponente da atividade, outro importante objetivo é levar os alunos a desenvolverem projetos voluntários, dentro de suas profissões, ajudando pessoas, associações e comunidade em geral, tendo em vista que todos os profissionais envolvidos no planejamento e controle da obra são voluntários.
Mão Amiga
Entre os principais serviços prestados pela Associação Mão Amiga, destacam-se ? além de acompanhamento no tratamento ? doação de fraldas geriátricas, oxigênio e suplementos alimentares; custeio de remédios, exames e consultas com médicos especialistas não disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde); e atendimento sistemático dos pacientes, por parte de psicólogos e outros profissionais. A Associação Mão Amiga também custeia, regularmente, o transporte e a alimentação de pacientes que vão passar por tratamento em outras cidades. Para manter-se, a entidade conta com doações feitas pela comunidade.
Uma comissão especial de voluntários foi formada para a execução e o acompanhamento da obra, feita em um terreno de, aproximadamente, 700 m2, adquirido com recursos próprios da associação, através de doações da comunidade e empresas, além do valor arrecadado com a venda de um lote doado à entidade pela Prefeitura de Formiga.
O terreno situa-se na rua Marechal Deodoro, 354, na região central de Formiga. A obra tem capacidade de suportar seis andares e contará com estrutura para atender, aproximadamente, 1800 assistidos, tendo, dentre outras divisões, consultórios, auditório, loja para venda de material arrecadado, bar/café, instalações sanitárias, vestiários, refeitório, elevador, áreas administrativas e área para oficinas terapêuticas.

COMPATILHAR: