Para colocarem em prática o que aprendem na sala de aula, os alunos do curso de medicina veterinária do Unifor-MG sempre participam de aulas em diversos locais de atuação desse profissional.
Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram realizadas diversas aulas práticas durante a disciplina de Doenças Parasitárias na medicina veterinária, ministrada pelo professor Roberto César Araújo de Lima, com os alunos do 7º período.
Uma das aulas foi no Codevida (Centro de Defesa da Vida Animal), da Prefeitura de Formiga, quando os alunos viram, na prática, como são feitos exames de raspado cutâneo, exames de fezes em cães, limpeza e higienização para o controle de pulgas e carrapatos, além de exames rápidos anti-leishmania.
Na Fazenda Laboratório do Unifor-MG, os alunos puderam examinar os bovinos e equinos com suas respectivas infestações de carrapatos. Também foi realizada aula prática com ovinos na fazenda do Sr. João Junior (Baiano), relatando como principal parasitose as verminoses gastrintestinais.
No início do mês de outubro, alunos do 6º período de medicina veterinária que cursam a disciplina de Parasitologia Veterinária II, acompanhados pelo professor, fizeram uma visita técnica ao frigorífico Formigão, em Formiga. Durante essa aula prática, foi observado o processamento de inspeção de produtos de origem animal e demonstradas as possíveis parasitoses que podem ser encontradas, como: cisticercose, fasciolose e euritrematose.
Capacitação
Em busca de novos conhecimentos e capacitação, o professor Roberto César Araujo de Lima participou do 1º Seminário Sobre a Atuação do Médico Veterinário no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), no primeiro semestre deste ano, realizado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Belo Horizonte.
No seminário, foram abordados os seguintes temas: ?O SUS e o NASF para o médico veterinário?; ?A inserção do médico veterinário no NASF?; ?Atuação do médico veterinário no NASF ? experiência de Descalvado/SP? e ?O médico veterinário na vigilância e controle de zoonoses?.

COMPATILHAR: