Na tarde desta quinta-feira (26), o candidato ao governo de Minas, Antonio Anastasia/PSDB, esteve em Formiga, acompanhado do ex-governador Aécio Neves/PSDB e do ex-presidente da República, Itamar Franco/PPS, ambos disputam uma vaga ao Senado nas eleições de 2010.
Os candidatos chegaram à cidade por volta de 14h30, no Campo de Aviação, onde foram recebidos por diversas lideranças políticas de Formiga e região, diversos deputados e candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, vereadores, membros da imprensa e populares.
A vinda de Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco a Formiga conseguiu o feito de unir três ex-prefeitos da cidade, Juarez Carvalho, Jaime Mendonça e Eduardo Brás, que estão bastante empenhados na campanha deles na cidade. O grupo tem a coordenação também do militante Thiago Pinheiro.

Propostas para Formiga e região
Durante uma coletiva com a imprensa nas dependências do Aeroporto Regional de Formiga, Anastasia falou dos programas de governo para o Lago de Furnas e para a MG-050, enfatizou a potencialidade econômica do turismo na região e disse que o entorno do Lago de Furnas é para eles uma prioridade e que já têm um plano aprovado para a região do lago, visando melhorar a infraestrutura das cidades banhadas pelo ?Mar de Minas?.
Para o turismo em Formiga e na região, Anastasia disse que primeiro é preciso investir na infraestrutura, pois, como enfatizou, sem aeroportos, sem estrada, sem saneamento e sem telefonia não há turismo. O passo seguinte é preparar o ambiente, trazer hotéis, qualificar a mão de obra, preparar o comércio para receber bem o turista.
Anastasia também disse que já está sensível a fazer uma melhoria no aeroporto de Formiga e garantir a estrutura de ensino, de saúde e de segurança no Estado. O candidato ao governo de Minas ressaltou que, na gestão de Aécio Neves, eles transformaram a sede da Polícia Militar de Formiga em Companhia Independente e que o próximo passo será transformá-la em Batalhão.
Na questão da saúde, Anastasia disse que pretende concluir o Hospital Regional em Divinópolis e fazer uma parceria para tentar fazer um Hospital Microrregional para atender Formiga e região.
Anastasia disse que podem ocorrer pequenas alterações na estrutura do governo, caso seja eleito, pois já foram feitas duas grandes alterações recentemente. Questionado sobre como será o relacionamento com o prefeito de Formiga caso seja eleito governador, visto que Aluísio Veloso/PT apóia outro candidato, por uma questão partidária, Anastasia disse que isso em nada influenciará, pois o relacionamento administrativo passa pelo respeito aos partidos e lideranças e que o interesse maior é sempre com o desenvolvimento de Minas, independente de partidos
Aécio Neves enfatizou que a região Centro-Oeste foi uma das que mais teve apoio nas duas eleições que disputou e que estão fazendo estudos para trazer mais recursos externos para Minas Gerais. Ele disse ainda que Anastasia, se eleito, fará o projeto ?Caminhos de Minas?, para interligar as regiões, uma forma de melhorar o desenvolvimento econômico. O candidato ao Senado espera que o trabalho feito por Itamar Franco, por ele e Anastasia não seja interrompido, para que Minas continue sendo o Estado que mais gera empregos no Brasil, com os melhores índices de ensino e padrões de segurança do país.
Carreata e comício
Saindo do aeroporto, os candidatos foram em carreata até a praça Getúlio Vargas, onde se encontraram com populares. Houve muita movimentação no centro da cidade. Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco trouxeram de Belo Horizonte até uma comitiva, com bandeiras, camisas, faixas e até uma ?charanga?. A praça Getúlio Vargas ficou pequena para tanta gente. Em um mini palanque na praça, Aécio e Anastasia fizeram um rápido comício, para centenas de pessoas e depois se despediram.

COMPATILHAR: