Depois de ter seu diploma cassado pela 4ª vez, o chefe do Executivo de Piumhi, Wilson Marega Craide (Craidinho) está de volta à Prefeitura por meio de uma liminar que o mesmo conseguiu na noite desta quinta-feira (2), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. Com a liminar, Craidinho permanece no cargo até que seu recurso seja julgado pelo TJMG.

O prefeito de Piumhi recorre da decisão proferida no dia 11 de junho, que cassou seu diploma por improbidade administrativa, pelo uso ilegal de máquinas e servidores públicos em obras na fazenda Mata das Flores de sua propriedade, a ação foi proposta pelo Ministério Público. Na decisão contra Craidinho, além da perda de mandato, a obrigação de ressarcir integralmente dano ao município, com a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 8 anos. Ainda o pagamento de multas, uma correspondente a três vezes o acréscimo patrimonial a ser apurado em liquidação; outra a 50 vezes o valor de seu subsídio mensal (salário bruto mensal de R$ 20.193,02).

Vale lembrar que Craidinho recorre na Justiça de outra condenação por improbidade administrativa, já confirmada em segunda instância pelo TJMG, durante o chamado mandato-relâmpago de 35 dias em que ele permaneceu no comando do município nos meses de novembro e dezembro de 2004. Dentre os questionamentos, estão a contratação e pagamento irregular de serviço de advocacia a Advocacia Donizetti, superfaturamento no transporte de cascalho e compra irregular de madeira.

Calculando os valores  da um total de ressarcimento de R$ 104.498,45, corrigidos a juros mensais de 1%. Soma-se a isso a perda de mandato, suspensão de direitos políticos por 8 anos e pagamento de multa ao município.

Além destes dois casos de improbidade administrativa, que culminaram no afastamento do prefeito, Craidinho já teve o mandato cassado em setembro de 2013, por gastos ilícitos de campanha, e em dezembro do ano passado, em sentença do juiz eleitoral, Rogério Mendes Tôrres que por acusação de captação ilícita (compra) de votos, cassou tanto o mandato de Craide quanto o do vice-prefeito José Cirineu Silva (PSB).

 

 

 

Rádio 104 FM

COMPATILHAR: