O projeto ‘O que ler’ da Biblioteca de Córrego Fundo, Maria José Arantes, traz como indicação de leitura desta semana, o livro “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo.

O objetivo é estimular o hábito da leitura e divulgar o acervo do órgão.

A biblioteca funciona às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 16h e terças e quintas-feiras das 7h às 17h30.

O livro:

O Cortiço é um romance do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.

O autor narra a trajetória de João Romão, um português sem escrúpulo nenhum que tem como único objetivo na vida ascender a classe alta e burguesa da época. Seu pensamento gira em torno apenas do dinheiro, não se importa com ninguém. É um sujeito sem sentimentos, ética e moral, e que não mede esforços para conquistar os seus propósitos. Passa por cima de tudo e de todos.

A narração dos fatos da vida de João Romão entrelaça-se com a narração de vários episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela sobrevivência é dura e cruel.

“O Cortiço” é considerado um retrato do Brasil do final do século XIX. Leitura obrigatória para os amantes de História e para quem quer saber um pouco mais de como as coisas funcionavam naquela época.

o cortiço

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: