A Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes está realizando,no mês de abril, as exposições ?Era uma vez? e ?De olho na data?.
A exposição ?Era uma vez? é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato e ao Dia do Livro Infantil. A mostra traz as obras infantis do escritor e uma pequena biografia sobre Monteiro Lobato.
Os personagens mais famosos de Monteiro Lobato, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho e Visconde de Sabugosa, da obra Sítio de Pica-Pau Amarelo, estão expostos juntamente com os livros do autor.
A bibliotecária Heloísa Silva Souza Pinheiro explicou que a biblioteca expôs apenas as obras infantis de Lobato pelo fato de abril ser o mês do livro infantil. ?Monteiro Lobato escreveu livros voltados para o público infantil e infanto-juvenil, nessa mostra está apenas as obras infantis do autor, pois no dia 18 de abril é celebrado o Dia do Livro infantil. Essa data foi escolhida justamente por ser a data de nascimento de Monteiro Lobato?, disse.
José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, São Paulo. Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, entre suas obras infantis estão: Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, O Pica-Pau Amarelo, A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho.
?De olho na data?
O mês de abril é marcado por muitas datas comemorativas como Dia da Mentira (1º), Dia do Índio (19), Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira (21), Descobrimento do Brasil (22) e Dia Mundial do Livro (23), por isso a biblioteca montou a exposição ?De olho na data?.
A mostra traz obras que falam sobre as datas mais procuradas por estudantes e sócios da biblioteca. ?Abril é mês de muitas datas comemorativas nós escolhemos as mais procuradas pela população para realizarmos a exposição?, declarou a bibliotecária Heloísa.
Hora do Conto<>/b>
Por abril ser o mês do livro infantil, as escolas municipais estão levando os alunos na Biblioteca para participarem da ?Hora do Conto?.
Neste mês, está sendo apresentada a história ?A lata de sentimentos?, da autora Mônica Guttmann. A obra fala sobre os sentimentos bons e ruins que o ser humano carrega.
De acordo com a contadora de histórias da Biblioteca, Neuza Maria de Almeida, a história ajuda as crianças a entenderem os sentimentos. ?Nós somos dotados de sentimentos, bons e ruins e a história ?A lata de sentimentos?, ajuda a formar a personalidade da criança, ensinando-a a conhecer e reciclar sentimentos negativos e aceitar e valorizar as características pessoais?.
A biblioteca já recebeu a visita das Escolas Municipais Célia de Melo e Arlindo de Melo e até o final do mês mais escolas participarão da ?Hora do Conto?.
De acordo com a supervisora da Escola Municipal Arlindo de Melo, Neide Silveira, esse tipo de atividade é de total relevância para os alunos. ?A ?Hora do Conto? é uma atividade importante para as crianças. Por ser em um ambiente fora da escola, faz com que os alunos interajam com pessoas diferentes e lugares diferentes, com isso, elas prestam mais atenção na atividade desenvolvida?.

COMPATILHAR: