A campanha contra a perturbação do sossego, realizada em parceria com o Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Formiga) e com a Polícia Militar e Polícia Civil, continua em Furnastur, principalmente durante o Carnaval. A campanha teve início em 2011 e já foram feitas várias atividades, como blitze, distribuição de flyers e conscientização dos moradores e visitantes. Com essas ações, o problema de poluição sonora diminuiu consideravelmente no Balneário, mas ainda é preciso uma maior mobilização para garantir a tranquilidade no bairro.
O problema do som automotivo fora dos limites permitidos pela legislação ambiental tem sido enfrentado por várias cidades brasileiras e deixado alguns municípios em situação preocupante, tornando-se até mesmo um problema de calamidade pública.
Em Furnastur, a situação já melhorou bastante, pois era grande o número de reclamações e denúncias. Ouvir músicas é um direito de todos, mas também é um direito dos vizinhos não ser incomodados, poder descansar, assistir à televisão, dormir ou fazer outras atividades sem que sejam impedidos pelo alto som na vizinhança, o que traz uma série de consequências negativas. A campanha contra a perturbação do sossego visa a proteger a saúde e o bem-estar da população e combater a poluição sonora.
Mas se ainda assim alguém se sentir incomodado, podem ser feitas denúncias na Portaria da Amafurnas ou pelos telefones (37) 9962-2865 e 9902-7444, na Polícia Militar pelo 190 ou na Polícia Civil pelo 197.

COMPATILHAR: