O CDARQ (Centro de Documentação Arquivística) da Fuom promoveu uma Campanha de Preservação Documental neste mês. A campanha foi destinada aos colaboradores do corpo técnico-administrativo do Unifor-MG, Colégio de Aplicação e Clube Unifor-MG.

A campanha teve como objetivos passar aos funcionários medidas de preservação documental e conscientizá-los da importância de colocá-las em prática, enquanto estão produzindo os documentos e no ato do arquivamento; também apresentar os serviços prestados pelo CDARQ àqueles que ainda não conhecem o departamento.

De acordo com a bibliotecária documentalista responsável pelo CDARQ, Adrilene Duarte Elias, a última campanha de maior impacto realizada na instituição foi há muitos anos e teve resultados consideráveis. Entretanto, muitos funcionários do quadro atual desconhecem as técnicas de preservação documental por não terem participado naquela ocasião. Diante disso, foi idealizada a Campanha de Preservação Documental para suprir essa necessidade.

A campanha foi desenvolvida por meio de comunicação interna enviada aos coordenadores de departamentos solicitando a parceria na campanha, distribuição de fôlderes nos departamentos, campanha via e-mail com a divulgação de dicas e treinamento sobre técnicas de preservação documental.

Questionada sobre importância da campanha, a bibliotecária documentalista ressaltou que ?os documentos são utilizados para consulta, estudo, prova, pesquisa, podem comprovar fatos; oportunamente, podem definir questões vitais; contudo, para ter utilidade, os documentos devem ser tratados com respeito e adequação?.

?Aproveito a oportunidade para agradecer a participação durante a Campanha de Preservação Documental, bem como as manifestações de apoio dos colegas. Façam uso das dicas repassadas no desenvolvimento do trabalho e em sua documentação particular?, enfatizou Adrilene Duarte Elias.

Sobre o CDARQ

O acervo do CDARQ é constituído pelos documentos produzidos pelas unidades administrativas, Colégio de Aplicação – Unidades I e II, Centro Universitário de Formiga ? Unifor-MG e Clube UNIFOR-MG. Inclui-se nessa relação: documentos administrativos e acadêmicos, fôlderes, panfletos, convites, manuais, publicações, calendário acadêmico, fotos, canetas, camisetas, bandeiras, pastas, chaveiros, projetos de engenharia, entre outros.

Após passarem por um processo de conservação e higienização, os documentos são armazenados em caixas arquivo de polionda, envelopes, pastas e ficam estocados em estantes e armários de aço.

O CDARQ, além dos serviços internos de recolher, preservar, organizar e custodiar a documentação da Instituição, assessora os departamentos e serve de laboratório para os discentes do curso de Biblioteconomia.

O Centro de Documentação Arquivística da Fuom é coordenado por Celso do Prado Couto. Além da bibliotecária documentalista responsável, Adrilene Duarte Elias, conta com a atuação da assistente Mariele Luiza Alves.

COMPATILHAR: