Atração da programação comemorativa das bodas de prata do Centro Cultural da UFMG (CCUFMG), que teve finalmente as fachadas internas e externas restauradas, além de reformas e pintura por todo imóvel, Marina RB apresenta a exposição fotográfica Nuova architettura de olho no potencial de público do espaço, localizado no hipercentro.
?O público daqui talvez ainda seja um pouco restrito a alunos da universidade, diante do medo da violência da região?, acredita a jovem artista, para quem a maioria não sabe sequer que o imóvel foi reformado. Marina, que realiza a primeira exposição individual no local, diz que o ideal para o espaço é aderir ao denominado Circuito Cultural da Praça da Estação, dividindo público com Museu de Artes e Ofícios (MAO), Espaço 104, Serraria Souza Pinto e Funarte MG.
Para o ex-reitor da UFMG, Cid Veloso, em cuja gestão o centro foi inaugurado, em 1989, para movimentar mais o espaço basta atrair o público que circula pelo hipercentro, de menor formação cultural. ?No ano passado, artistas da região foram convidados a participar de um grande evento no Centro Cultural, quando puderam mostrar sua produção, fosse ela nas áreas de artes plásticas, fotografia e outras mais?, recorda Cid, que, desde 2012, faz parte do conselho diretor do Centro Cultural da UFMG.
Segundo o vice-diretor do espaço, Marcos Queiroz, com a inclusão da Avenida Santos Dumont no circuito do BRT/Move, recém-inaugurado, a região foi brindada com um pequeno jardim, além de uma nova iluminação, contribuindo para afastar o medo das pessoas de circular pelo local, especialmente à noite.
Entre os eventos de maior sucesso realizados no CCUFMG está o projeto Sexta sintonia, que há uma década leva de 200 a 400 pessoas a shows realizados no pátio do espaço. ?No decorrer do ano, as exposições também acabam atraindo muita gente?, constata Marcos Queiroz, lembrando que o projeto de visita orientada, que leva crianças de escolas municipais e estaduais ao espaço, contribui para a formação de público novo.
Portas e janelas
A construção, de 1906, remonta aos primórdios da capital, como ressaltam as arquitetas Alethea Moreira e Marina Laguardia, da área de projetos da Superintendência de Infraestrutura da UFMG. Responsáveis pela restauração das fachadas do Centro Cultural, elas lembram que as obras realizadas durante dois anos tiveram acompanhamento do também arquiteto Rafael Vilela, além do auxílio de historiadores, químicos e engenheiros da universidade e da estagiária Elisângela do Carmo Silva. O processo contou com assessoria do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio da arquiteta Maria Cristina Trivelato.
Destaques da programação de 25 anos
» Dia 22 ? Pátio, 20h ? Samba da Tipografia, com Banda B e José do Monte
» Dia 23 ? Av. Santos Dumont, 18h30 ? Intervenções de rua com o Coletivo Cidade Comestível
? Hall superior, 20h30 ? Música e poesia, Batucando
» Dia 24 ? Auditório, 19h ? Cinecentro
» Dia 25 ? Auditório, 20h30 ? Projeto Música experimental e invenção, com Marcos Campello e Pedro Filho
» Dia 26 ? Auditório, 10h ? Lançamento do Projeto DiverCidades mineiras
? Auditório, 12h ? Grupo Congá
? Pátio, 21h ? Show Titane & Banda
Centro cultural da UFMG
Av. Santos Dumont, 174, Centro. De segunda a sexta, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Informações: (31) 3409-8290

COMPATILHAR: