Na sexta-feira (19), o portal publicou uma matéria a respeito do desperdício de água em Formiga, mesmo com a divulgação sobre o racionamento.
Dentre as fotos publicadas, uma mulher molhava plantas de um jardim. Diferente do que aparentava a situação, trata-se de um bom exemplo.
No prédio, localizado na rua Dr. Newton Pires, onde ela trabalha, existe um poço artesiano, ainda assim, todos os moradores estão colaborando na economia de água e há semanas foi suspensa a lavagem das garagens e da frente do prédio. Apenas as plantas são molhadas duas vezes na semana.
?A recomendação é justamente que economizemos o máximo de água para em caso de escassez, possamos abastecer vizinhos que dependem da água fornecida pelo Saae?, comentou a responsável pela limpeza do prédio, que já trabalha no local há quase 30 anos.
Mas pelas ruas, ainda é fácil ver o desperdício de água. São dezenas de reclamações sobre lojistas e pessoas da comunidade que mantém o hábito de lavar calçadas, garagens e carros com água tratada.
Moradores do Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes , Engenho de Serra, entre outros bairros, estão com as caixas d?água vazias, enquanto moradores dos bairros Areias Brancas, Bela Vista e Centro, estão gastando água descontroladamente.
Um morador do bairro Alvorada entrou em contato com a redação indignado com a falta de conscientização da população. ?Essa situação é um absurdo! Enquanto em nossas casas não há água para cozinhar, beber e tomar banho, moradores de outros bairros estão usando a água tratada para lavar rua e carros. A falta de conscientização das pessoas é revoltante. Não é porque pagamos pela água quepodemos gastá-la como bem entendermos. Estamos passando por um período crítico de estiagem e as pessoas não tem noção da dimensão do problema?, declarou o morador.
Uma moradora da rua São João, no bairro Engenho de Serra, também entrou em contato com o portal para reclamar da situação. ?Estamos sem água há mais de uma semana, minha caixa d?água está completamente seca. Não tenho água nem para matar a sede do meu filho pequeno?, declarou.
Já outro morador ficou revoltado com o desperdício de água na área central da cidade. ?Os comerciantes das lojas do Centro estão usando água tratada para lavar os estabelecimentos e as calçadas?.
A Prefeitura ainda não iniciou a divulgação maciça sobre o racionamento que atinge boa parte dos bairros da cidade, mas o assunto foi pauta durante toda a semana nos principais veículos de comunicação do município, deixando a população ciente da situação.
Para estimular a população a denunciar casos de desperdício e ainda problemas de vazamento de água, ligações clandestinas e canos estourados o Saae criou recentemente o ?Fala cidadão?. A nova ferramenta já está disponibilizada no site do Saae (www.saaeformiga.com.br) e funciona como uma ouvidoria online. As reclamações e denúncias também podem ser feitas telefone da autarquia pelo (37) 3322 1230.

COMPATILHAR: