Cerca de 12 comerciantes da rua Pio XII, no Centro, se reuniram na tarde desta quinta-feira (28) para discutirem sobre o possível ?calçadão?, que poderá ser instalado naquela via. O encontro ocorreu no Restaurante Glória.
O projeto está em fase de teste. A rua foi fechada na quarta-feira (27) e ficará até sábado (30). Bancos e plantas foram colocados na via e o projeto dividiu a opinião de pedestres e motoristas.
Todos os presentes no encontro foram contra a transformação da via em calçadão, e justificaram que a mudança irá prejudicar as vendas. Os empresários temem que com a proibição do tráfego de veículos, o local se torne ponto de drogas e furtos, e sirva para abrigar andarilhos e barraquinhas de cachorro-quente.
De acordo com os presentes, a rua ?morre? quando é fechada e a experiência já não deu certo. Os lojistas reclamaram que a decisão causou indignação, já que foi tomada e eles não foram consultados.
A gerente da Acif, Letícia Arruda também participou do encontro e explicou que o projeto foi apresentado há dois anos e a intenção é melhorar o local e não piorar. ?Ninguém quer contrariar vocês, isso é apenas um teste. Visitamos a cidade de Curitiba para ver como esse projeto funciona lá. Outra ideia que existe lá é fazer apenas uma pista central, fazendo com que apenas um veículo, por vez, passe pela rua.
Letícia Arruda disse que todos os comerciantes foram avisados, por telefone, sobre o projeto.
Ainda sobre a mudança, os comerciantes relataram que moram em Formiga e não em Curitiba, uma vez que aquela cidade foi planejada, enquanto que Formiga não.
Outras reuniões serão agendadas para que o assunto seja discutido, inclusive com membros da Prefeitura e da Acif e da CDL.
Enquete do portal
O portal Últimas Notícias fez uma enquete sobre o assunto e até às 17h desta quinta-feira (28), 539 pessoas haviam votado. O resultado foi o seguinte:
143 votos (26,43%) – Concordo. Pois a mudança será boa para o comércio local e adjacências;
138 votos (25,51%) – Será uma boa opção, pois os pedestres ganharão mais espaço para transitar;
152 votos (28,28%) – As ruas do município não são planejadas e mudanças vão prejudicar ainda mais o acesso da população à área central;
106 votos (19,78%) – Não concordo. O trânsito ficará ainda mais congestionado.

COMPATILHAR: