Após anos de paralisação, reclamações e até manifestações públicas, por meio de passeatas, serem realizadas pela população do bairro como forma de protesto, as obras para a conclusão do Centro de Educação Infantil, do bairro Ouro Verde, deverão ser retomadas em breve.
A licitação para a escolha da empresa que ficará responsável pelos trabalhos ocorreu na sexta-feira (25). A BR Leão Construtora, de Formiga venceu o processo e concluirá os trabalhos por R$ 455.432,54. Participaram do processo outras duas empresa: J Freitas Construtora e Bem Engenharia.
De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que o contrato seja assinado nos próximos dias e a partir da emissão da ordem de serviço, as obras estejam concluídas em 120 dias.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Ouro Verde, Jardim Montanhês, Rosa Mística e José Branco (Amab), Marcelo Fernandes falou da expectativa a partir da divulgação da conclusão do processo de escolha da empresa. ?Estamos ansiosos e esperamos que a creche já comece a funcionar em fevereiro de 2015. A conclusão dessa obra é um sonho da nossa comunidade. Agradeço a administração por agilizar o processo após a nossa manifestação?, comentou Marcelo.

Explicando os atrasos

Para justificar o atraso de mais de dois anos na obra, a administração explicou que houve falhas no projeto da creche, feito na gestão passada. ?Veio um projeto padrão diretamente de Brasília. Com isso, a obra foi projetada sem muros e sem acesso, por exemplo. Pela licitação realizada na época, não foram previstos ainda bancas de granito, parte do telhado interno, muros divisórios, cercas e condições de acessibilidade.
O valor da obra ? licitada, contratada e iniciada na gestão passada ? foi de R$ 625.709,03, segundo documentos da Secretaria Municipal de Obras. Esse valor, porém, não incluiu todas as alterações que terão de ser feitas na creche para que ela tenha condições de entrar em funcionamento. Por isso, foi necessária uma nova licitação?.

O Centro de Educação Infantil tem capacidade de receber 80 crianças. A única creche da região, localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes tem a metade dessa capacidade e fica relativamente longe do Ouro Verde.

COMPATILHAR: