Da Redação

As cirurgias marcadas para ocorrerem na manhã desta quinta-feira (5) no Centro Cirúrgico da Santa Casa, foram suspensas em razão da interdição determinada pela Vigilância Sanitária estadual.

Outras dependências de vital importância, como as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI adulto e neo-natal) só continuam funcionando em razão da falta de vagas para o acolhimento dos pacientes, não fosse isso, também estrariam lacradas em razão da interdição.

O consultório em que são realizados os procedimentos especializados de endoscopia, também foi interditado.

Uma fonte do corpo clínico do hospital informou ao portal que realmente as condições físicas e a falta de recursos materiais para a realização de certos procedimentos, já indicavam que a qualquer momento providência como esta acabaria sendo tomada.

“Na madrugada de 4 para 5 de maio, por exemplo, por razões óbvias ou antevendo a fiscalização, foi realizada de afogadilho a limpeza das caixas d’água que servem ao hospital (o que não ocorria há mais de 5 anos). Esta simples providência evitará algum tipo de contaminação que pudesse estar sendo facilitada pelo descuido com as mesmas, por tão longo período”, comentou a fonte de informação.

O que o jornal apurou junto à direção da Santa Casa é que os seus atuais administradores, tem trabalhado firmemente em busca de soluções para problemas antigos que assolam a instituição e que, sabidamente, passa por dificuldades econômico-financeira e administrativa há muitos anos.

Interpelada pela redação sobre os assuntos acima relatados a Santa Casa, em nota oficial, enviada às 15h08 assim se manifestou:

“Formiga, 05 de maio de 2016 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ao Jornal Nova Imprensa:

A Santa Casa de Caridade de Formiga vem por meio desta esclarecer que a Vigilância Sanitária ainda está nas dependências da instituição, realizando inspeções de rotina. As adequações estão sendo realizadas, paulatinamente, de acordo com o que está sendo apontado pela vistoria.

Informamos que todos os procedimentos e setores estão em funcionamento normal. É de interesse da Santa Casa funcionar de acordo com as normas e exigências, principalmente neste momento, em que a instituição está em negociação com o Governo do Estado para nova pactuação de expansão de serviços, inclusive a ampliação da UTI Adulto”. 

COMPATILHAR: