O Ministério da Educação (MEC) reconheceu a qualidade do curso de pedagogia (licenciatura) do Centro Universitário de Formiga, conforme a Portaria nº 299, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (16), Seção 1, nº 72.

A portaria com o reconhecimento do curso de pedagogia foi assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Wendel Abramo, no dia de 14 de abril de 2015.

O curso foi autorizado pelo Conselho Universitário do Unifor-MG ? Resolução nº 16, de 7 de outubro de 2005. A visita da Comissão de Avaliação do MEC ocorreu no período de 7 a 10 de agosto de 2011.

O curso oferecido pelo Centro Universitário capacita o professor para lecionar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, além de oportunizar a formação do educador como elemento de um grupo em transformação e capacitá-lo para discutir e analisar questões educacionais, em uma visão compartilhada. Por isso, o curso do Unifor-MG foi ampliado e reestruturado para possibilitar aos alunos uma prática docente comprometida com a inclusão, que valorize a produção do conhecimento e considere suas peculiaridades e implicações para a aprendizagem.

O profissional habilitado em pedagogia atua nas áreas escolares, onde há um número expressivo de vagas, além de atuar, também, como responsável pela articulação e integração de todo o sistema educacional. Poderá, também, fomentar e desenvolver práticas educativas, coletivas e compartilhadas, que tenham sustentação teórica compatível com o projeto político-pedagógico.

No Unifor-MG, o curso de pedagogia tem a duração de 4 anos e forma o profissional da educação com competência necessária para a construção do conhecimento, buscando reconhecer e respeitar as necessidades físicas, afetivas, emocionais e cognitivas dos futuros educandos. O Centro Universitário de Formiga propõe-se, ainda, a formar um educador no sentido amplo, a partir da docência da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, que também poderá atuar na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais.

O curso conta com uma completa infraestrutura, com diversos laboratórios para as aulas práticas, além da participação dos alunos em projetos de extensão do Unifor-MG e estágios. A atual coordenadora é a professora Neiva Maria Rodrigues Silva que assumiu o cargo em fevereiro deste ano.

COMPATILHAR: