O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deferiu a solicitação do curso de serviço social do Unifor, em agosto do ano passado, para compor a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O Suas é um sistema público, não contributivo, descentralizado e participativo que administra a política de assistência social brasileira. Criado em 2005, o Suas representa um avanço na regulamentação da política de assistência social, já que, desde 1988, com a Constituição Federal, a assistência social é um direito do cidadão e responsabilidade do estado e, desde 1993, está regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS ? Lei nº 8.742 de 07/12/1993).
Uma das primeiras repercussões da instalação do Suas, além, é claro, do acesso de milhares de brasileiros ao mínimo necessário para sobreviver, como a alimentação e a moradia, por exemplo, foi a ampliação de vagas no mercado de trabalho para o assistente social, pois um sistema público dessa natureza e presente nos mais de 5.000 municípios brasileiros necessita, para o seu funcionamento, de profissionais habilitados e entendedores da política de assistência social.
O assistente social, por sua formação acadêmica, é um desses profissionais.
Participação do Unifor no Suas
Eliminar o favoritismo e o clientelismo e, ainda, profissionalizar a política pública de assistência social são, ainda, desafios enfrentados na efetivação do Suas. É nessa perspectiva que a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas foi criada.
A Rede é composta pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos devidamente reconhecidos pelo MEC com conceito igual ou acima de 3 na área de Ciências Sociais Aplicadas. O curso de Serviço Social do Unifor obteve nota 4 na avaliação do MEC (Portaria 371 de 31 de agosto de 2011).
Ao todo, 130 IES pelo Brasil afora solicitaram ao MDS a adesão à Rede, dessas, 101 foram escolhidas. O Unifor, por meio do curso de Serviço Social, agora compõe a Rede Nacional.

O objetivo da Rede é oferecer aos profissionais que trabalham no Suas (assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, cientistas sociais, antropólogos, economistas, economistas domésticos) cursos de formação e capacitação. Para tanto, o MDS financiará parte desse investimento em parceria com o governo do estado, municípios e as IES escolhidas.

Nos dias 26 e 27 de março, a Rede fará seu primeiro encontro em Brasília. A professora Flávia Gonçalves Canesqui, coordenadora do curso de serviço social e representante do Unifor na Rede, participará da capacitação.

?O evento nacional representa a seriedade e o profissionalismo com que a assistência social brasileira tem sido tratada nos últimos anos. Participar da Rede Nacional é uma responsabilidade grande, pois há a chance de o curso de Serviço Social do Unifor tornar-se referência no estado de Minas Gerais na formação de profissionais habilitados e competentes na área da assistência social. Sinto-me honrada por representar a Instituição na Rede?, comenta.

COMPATILHAR: