Nesse mês iniciou-se em Formiga o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Banco do Brasil. Quatro egressas do curso de assistente social do Unifor-MG atuam no programa.

A assistente social Líslei Aleina Dias, da turma de 2011, é a técnica responsável pelo programa que está em andamento em mais duas cidades da região, Pains e Moema. A profissional conta ainda com a parceria das assistentes sociais Daiana Silveira, Layslla Castro Ribeiro e Tânia Cristina Gonzaga, também egressas do Unifor- MG.

Líslei Aleina Dias é a responsável técnica do projeto em Formiga, Pains e Pimenta. A profissional tem como funções elaborar atividades que beneficiem os moradores do campo, promover palestras que abordam questões de saúde, educação, cultura, além de palestras e oficinas sobre geração de renda, a fim de favorecer a permanência das famílias no campo e apresentar sugestões para a melhoria de vida dessas pessoas.

Sobre a importância da participação no programa e a aplicação dos conhecimentos profissionais, a assistente social Líslei Aleina Dias ressalta que ?representa a importância da conciliação e aplicação entre teoria e pratica. A prática do ensino no curso de serviço social auxilia na tradução desse projeto em programas de ação social beneficente, proativa e de promoção humana. Nessa intervenção e convivência com essas famílias, aprendemos, em meio às suas particularidades, um pouco da realidade do campo?.

Para a egressa, o curso foi determinante para a sua vida profissional. ?Foi uma experiência única e enriquecedora que contribuiu significativamente para a minha vitória educacional, formação profissional, ética e moral. A instituição proporcionou muitos pontos positivos, além de formação técnica, um preparo para atender às exigências e pretensões do mercado de trabalho. Contribuiu, ainda, de forma a facilitar minha inserção no mercado de trabalho?, salientou.

Funcionamento do programa

O Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, objetiva a construção ou reforma de imóveis dos agricultores familiares e trabalhadores rurais, por intermédio de operações de repasse de recursos do Orçamento Geral da União ou de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), reduzindo o déficit habitacional rural.
A finalidade é levar moradia digna ao agricultor familiar e trabalhador rural, por meio da construção ou reforma. É também objetivo desse programa mostrar para as famílias que as políticas estão chegando até elas, que não estão esquecidas no campo.

COMPATILHAR: