O desempenho dos Correios na distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 rendeu à empresa uma indicação como finalista do World Mail Awards 2010 na categoria inovação.
A 11ª edição do prêmio ? considerado o ?Oscar? do mundo postal ? tem apenas quatro finalistas na categoria. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de junho em cerimônia em Copenhague, Dinamarca.
Os Correios assumiram a operacionalização do Enem 2009 após a confirmação do vazamento da prova, no início de outubro, e o adiamento do exame. A ECT entregou 62 mil malotes com cadernos de provas para de mais de 4 milhões de alunos em cerca de 10.400 pontos de aplicação de provas, localizados em 1.830 municípios de todo o País. Tudo isso em prazo recorde, já que os Correios tiveram menos de dois meses para organizar o esquema de distribuição da prova por todo o Brasil.
Para cumprir essa tarefa, a ECT usou 624 unidades distribuidoras e 63 centralizadoras de carga. No total, foram distribuídas 613 toneladas em todos os estados brasileiros. O MEC já anunciou a participação dos Correios no Enem 2010.
Logística
A operacionalização do Enem 2009 foi realizada por meio do Correios Log, serviço de logística integrada dos Correios que oferece ao cliente soluções, consultoria logística e gerenciamento completo da cadeia de valor. Os contratos de logística integrada são cuidadosamente modelados para adaptar-se às necessidades de cada cliente.
Desde 2002 os Correios gerenciam atividades da cadeia de valor de alguns clientes corporativos, desempenhando atividades como recebimento, armazenagem, expedição, transporte, distribuição, logística reversa, em plena sintonia com a estratégia logística destes clientes. Como resultados surgem benefícios logísticos e comerciais.
Quaisquer tipos de serviços podem ser modelados em solução completa às necessidades de cada cliente em específico e cada cliente poderá ter uma solução bastante diferente para diminuir custos, reduzir o tempo para atendimento dos pedidos e agregar valor a seus fluxos de mercadorias, financeiros e de informações.
Entre as atividades desenvolvidas pelo Correios Log estão:
– execução do Programa Leve Leite, que consiste na armazenagem e distribuição de leite em pó aos alunos de 1 a 14 anos matriculados na rede municipal de ensino de São Paulo (SP). A cada dois meses, 900 mil alunos recebem em casa a quantidade de leite estabelecida pelo programa, de acordo com a sua faixa etária. A operação mensal utiliza quatro unidades de armazenagem para distribuir 1,7 mil toneladas de leite. Por mês, os Correios visitam mais de 342 mil domicílios.
– distribuição de livros didáticos: entrega de 117,5 milhões de livros didáticos para 36,6 milhões de alunos de cerca de 140 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. Para isso, os Correios precisaram fazer aproximadamente 2,9 mil viagens de carretas das editoras para 95 centros de tratamento da empresa instalados em pontos estratégicos do País. Nessas unidades, as encomendas foram tratadas e entregues nas escolas. O prazo para a distribuição de toda a carga ? que pesa 59,8 mil toneladas ? foi de apenas cinco meses.
– operação Enade 2009: transporte guarda e entrega das provas em 995 municípios, o que envolveu uma postagem de 4.578 SEDEX. A entrega do material aos organizadores foi feita em mil agências dos Correios, em um domingo, data de realização das provas.
Outras indicações Os Correios já receberam o World Mail Awards em 2002 e 2007. Em 2002, a premiação ocorreu na categoria consumidor, com a distribuição de livros didáticos. Em 2007, os Correios receberam o prêmio na categoria responsabilidade social, com o Banco Postal.

COMPATILHAR: