Seria cômico, se não fosse trágico. No entanto, enquanto alguns moradores sofrem com a falta d?água em Formiga, dias e dias sem cair um pingo sequer das torneiras, uma manilha localizada em uma reserva nativa, próximo à Estação Ferroviária, jorra água com forte pressão, dia e noite, sem parar.
A denúncia do desperdício de água foi feita por uma morada, cuja residência está localizada na reserva nativa do Morro do Cristo, no bairro Santa Tereza, por onde as manilhas passam. Segundo a denunciante, os canos têm mais de 80 anos de existência. Hoje, as manilhas estão em estado de decomposição, totalmente enferrujadas, e suas emendas não seguram mais as soldas feitas e refeitas pelo Saae. ?As manilhas enferrujadas não permitem mais aderência e vaza água por todos os lados. Não é possível calcular a quantidade que vaza dos canos?, ressaltou.
A pressão da água na terra, repetidamente, causou erosão no terreno. O encanamento passa em cima de uma mina de água, que fica numa depressão, lajeada de pedras. A água que desce dos canos vai aos poucos desmoronando o barranco da cabeceira da mina e soterrando o lajeado de pedras. O encanamento vai deixando pelo caminho um rastro de destruição, pois a água sai com muita pressão, escavando valas e formando poças de água, que podem servir de criadouro do mosquito da dengue.
?O abastecimento da cidade ainda está parado no século passado, para não dizer abandonado. O ideal seria trocar todo encanamento por um de material mais resistente e moderno, para que todos não passassem falta de água, pois a necessidade não para no tempo?, enfatizou a moradora.
No Saae
Procurado pelo jornal, o diretor do Saae, Ronaldo Nogueira Duarte, disse que não tinha conhecimento do problema e que, na quinta-feira (14), uma equipe da autarquia iria ao local para analisar o problema detectado pela moradora.
No mesmo dia, uma moradora do bairro Santo Antônio também procurou a redação do jornal. De acordo com ela, desde terça-feira (12), que há falta de água nas residências daquele bairro.
Ronaldo Nogueira explicou que a falta de água se deu porque a bomba que abastece as residências queimou, mas outra será recolocada no lugar. ?Já estamos providenciando isso. Os moradores do bairro Santo Antônio não terão mais problema com a falta de água. Recentemente, foi inaugurado um posto artesiano no local?, disse.

COMPATILHAR: