A unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), campus Formiga, foi oficialmente inaugurada nessa quinta-feira (5).

A instituição que já funciona desde maio de 2013, iniciou suas atividades oferecendo cursos voltados para o ensino de Inglês e Espanhol. Posteriormente, passou a ofertar cursos de graduação e pós-graduação, em parceria com universidades públicas federais e estaduais mineiras.

Em Formiga, a Uaitec funciona no imóvel do antigo Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado na rua São Luiz Gonzaga, 327, bairro São Luiz, próximo ao IFMG.

 A unidade passou por diversas melhorias, tanto físicas quanto em relação a equipamentos e enfim, foi inaugurada.

O evento ocorreu na sede da instituição. Estiveram presentes: o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes; o coordenador-geral da Rede Uaitec, Breno Nolasco; Antônio Carlos Resende Antunes (Cacá), assessor especial do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa; Willian Vinicius Lopes Camargos, secretário executivo dos Fóruns Regionais; os formiguenses Sheldon Geraldo Almeida, Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Geral da Governadoria do Estado e Fernando de Carvalho Porto, superintendente de tratamento da Secretaria de Estado de Defesa Social; além do prefeito, Moacir Ribeiro; diversos secretários municipais e de um razoável número de convidados.

UAITEC 2

 

(Foto: Divulgação) 

O coordenador-geral da Uaitec em Formiga, Rubem Geraldo Guimarães, destacou a importância da unidade para gerar oportunidades para a população.

Márcio Portes enfatizou que o ensino nas Uaitec’s deve ir além da formação profissional. “Aqui precisa ter qualificação para a vida”, afirmou. O subsecretário anunciou ainda que, além de cursos de língua, é meta do Estado oferecer cursos na área de Tecnologia da Informação e, posteriormente, cursos de graduação e pós-graduação.

Sheldon Almeida ressaltou o apoio do Estado à região Centro-Oeste. “ Este é o resultado dos esforços do nosso trabalho que é atender não só Formiga, mas toda a região”, afirmou.

 Durante o evento, o  servidor Daniel Carlos Ferreira foi homenageado como representante dos trabalhadores da obra. Ele trabalhou durante as melhorias no imóvel e depois se tornou zelador da Uaitec.

 A Uaitec

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que visa oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação à distância.

O programa visa ampliar, democratizar e interiorizar o acesso aos conteúdos pedagógicos que sirvam para a qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional.

 Ao todo, são 71 cursos em diversas áreas, com destaque para inovação e empreendedorismo, saúde, cidadania e comunicação.

 

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: