A partir deste sábado (20), a cidade das Areias Brancas recebe o Circuito Formiga nas Artes. Serão dois meses de programação gratuita, em vários espaços da cidade, com exposição, apresentações e atividades de formação artística.
O objetivo do projeto é promover o acesso e o conhecimento do público às diversas manifestações artísticas do Estado, priorizando as que são menos difundidas no interior de Minas Gerais, como as artes plásticas, o teatro e a dança.
?Por meio do Circuito Formiga nas Artes, pretendemos fomentar a formação de público, a criação artística e a produção cultural nessas áreas menos privilegiadas da arte, na região Oeste de Minas?, afirma José Theobaldo,presidente do Instituto Yara Tupinambá.
Para a realização dessa iniciativa, o instituto, voltado para a promoção das artes e dos ofícios por meio de cursos de qualificação social e profissional, conta com a produção da Leão Cultura, que tem à frente a formiguense Flávia Leão.
O Circuito Formiga nas Artes é realizado com recurso do Fundo Estadual de Cultura.

Abertura do Circuito
A ?Exposição de gravuras de Yara Tupynambá? abre o Circuito Formiga nas Artes, neste sábado (20) às 20h30. O acervo conta com mais de 10 gravuras da artista Yara Tupynambá, todas com tiragem menor de 50, e ficará exposto na Casa do Engenheiro até o dia 25 de outubro.
Quem visitar a exposição poderá conferir os traços marcantes da obra de uma das artistas mineiras mais consagrada da atualidade e reconhecida como uma importante referência das artes plásticas no Brasil e no mundo. Yara é a maior muralista brasileira, possuindo mais de 100 murais espalhados por todo o país.

Teatro e atividades formadoras
O Circuito Formiga nas Artes abre espaço para atividades formadoras, visando deixar um legado na cidade. Serão realizados cursos de dança de salão e dança contemporânea; de ?História da Arte e Sociedade Contemporânea?; palestra sobre ?Indústria Cultural? e duas oficinas voltadas para gestão cultural: ?Empreendedorismo Criativo? e ?Tempos Fraturados: Uma análise da produção, da gestão cultural, das cidades criativas e da sociedade contemporânea?.
O Circuito também apresenta o espetáculo ?As rosas do Jardim de Zula?, com a Zula Cia. de Teatro, que conta a dramática história de uma ex-moradora de rua e sua relação com os filhos.
Artistas, pesquisadores e bailarinos virão de várias partes do Brasil para integrar o Circuito, como o bailarino e professor Tiago Tonial, do Mato Grosso; a filósofa e artista plástica Debora Pazetto, de Florianópolis; a bailarina Priscila Patta, de Belo Horizonte.
Todas as atividades são gratuitas, sendo necessária a inscrição prévia para participação em cursos e oficinas.
Mais informações e formulário de inscrições estão disponíveis no site www.leaocultura.com.br, no link circuito.

Confira a programação:

Sábado (20): 20h30 – Abertura da Exposição de gravuras de Yara Tupynambá
Local: Casa do Engenheiro de Formiga
Visitação: de 2ª a 6ª feira, de 9h às 18h, até o dia 25 de outubro, entrada gratuita.

Sábado (27): 14h às 17h – Curso ?Dança de salão para iniciantes?, com o professor e dançarino Tiago Tonial.
Local: Academia Corpo e Movimento- Rua João Pedrosa, 133 – Quinzinho, Formiga

Domingo (28): de 14h às 17h, curso ?Dança livre e contemporânea para todas as idades?, com a professora e dançarina Priscila Patta.
Local: Academia Corpo e Movimento – Rua João Pedrosa, 133 – Quinzinho, Formiga

Sábado (10): 9h às 15h, curso ?História da Arte e Sociedade Contemporânea?, com Tiago Tonial e a palestra ?Indústria Cultural?, com Débora Pazetto.
Local: Escola Municipal de Artes Maestro Zezinho (Emart)

Sábado (18): 20h30, ?As rosas do Jardim de Zula?, com a Zula Cia. de Teatro
Local: Emart

Sábado (8): de 14h às 18h30, oficina ?Empreendedorismo Criativo?, com a gestora cultural Flávia Leão.
Local: Emart

Domingo (9): 14h às 17h, oficina ?Tempos Fraturados: Uma análise da produção, da gestão cultural, das cidades criativas e da sociedade contemporânea?, com a gestora cultural Flávia Leão.
Local: Emart

COMPATILHAR: