Dois jovens formiguenses foram selecionados para participar do Estágio Visita da Câmara dos Deputados em Brasília, o historiador e estudante de ciência da computação Fabiano Silva de Oliveira e a estudante de administração Priscilla Pedrosa, ambos do IFMG.
Durante cinco dias, eles compuseram o grupo de 50 universitários que acompanharam de perto o dia-a-dia da atividade parlamentar como o funcionamento da Câmara dos Deputados, das Comissões Técnicas e do Plenário.
Eles participaram também do programa de TV Ocupação e acompanharam uma seção oficial no Supremo Tribunal Federal.
Os formiguenses solicitaram a indicação para participar da visita ao deputado federal Eros Biondini, e foram prontamente atendidos. Para Fabiano, a temporada foi importante, pois pode conhecer o dia-a-dia dos políticos e fazer contatos com outros estudantes de todo o país. ?Me surpreendi em perceber que os políticos trabalham muito, a rotina deles é muito pesada?, afirmou.
A Câmara dos Deputados oferece desde o final de 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. A primeira formiguense a participar do estágio visita, foi a jornalista Mariella de Oliveira Costa, quando ainda era universitária. Segundo ela, que atualmente é servidora pública federal e pesquisadora, o estágio abriu muitas portas. ?Pude me aproximar de uma realidade distante para nós, mas que reflete diretamente na nossa vida, pois são os congressistas que decidem os rumos do país?.
Recomendo que todos os jovens voltem a acreditar na política e se aproximem de oportunidades como essa, uma experiência pra vida toda?, finalizou Fabiano.
Interessados em participar do estágio visita devem procurar os deputados de Minas Gerais e solicitar a indicação. Estão previstas outras seis turmas em 2015. Mais informações sobre o estágio-visita estão disponíveis no site da Câmara Federal.

COMPATILHAR: