O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a Prefeitura Municipal de Arcos realizam, nesta quinta-feira (5), a cerimônia de inauguração da nova sede do IFMG no município. O evento será às 19h30, no auditório PUC Minas, com a presença do reitor do instituto, Kléber Gonçalves Glória, e do prefeito municipal, Claudemir José de Melo (Baiano), além de outras autoridades. Na ocasião, haverá também a posse do diretor pro tempore da unidade, professor Márcio Rezende Santos.

Com 28 salas de aula convencionais e oito ambientes para laboratório, a unidade irá operar em espaço cedido pela Prefeitura, ocupando parte das instalações anteriormente utilizadas pela PUC. “O IFMG vai funcionar lado a lado com a PUC e nosso objetivo é complementar as opções educacionais oferecidas na região”, comenta o professor Márcio Rezende Santos. “A tendência é investir em áreas como mecânica e química, além do foco em cursos técnicos e educação a distância”, explicou.

Oferta de vagas

As aulas na nova unidade terão início no segundo semestre, com o curso superior de engenharia mecânica. Para tanto, estão sendo ofertadas 50 vagas no Vestibular e Exame de Seleção do IFMG 2016/02, cujas inscrições vão até 6 de junho, no portal do IFMG: www.ifmg.edu.br.

Ministrado em período integral (manhã e tarde), o curso tem duração de 5 anos e forma profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Em sua atividade, o engenheiro mecânico otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas diversos e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a região Centro-Oeste de Minas concentra cerca de 13% das indústrias do Estado, sendo que o próprio município de Arcos abriga diversas indústrias de grande porte. “Na escolha do curso, consideramos a demanda vista por este cenário e a importância das engenharias para a inovação e desenvolvimento tecnológico”, explica Márcio Rezende.

 

Fonte: IFMG||

COMPATILHAR: