Após reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (16) no gabinete do prefeito Moacir Ribeiro, médicos que atendem no Pronto Atendimento Municipal (PAM) que desde terça-feira (14), trabalhavam em regime de ?Operação Tartaruga? devido a atrasos nos pagamentos, entraram em acordo com a administração.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Santa Casa, que presta o serviço de fornecimento de plantonistas ao PAM, os atendimentos já voltaram à normalidade.
Na reunião, a administração teria se comprometido a realizar o pagamento na próxima segunda-feira (20).
Outra reclamação dos médicos está relacionada à falta de estrutura do prédio que abriga o Pronto Atendimento, que não oferece condições adequadas para pacientes e profissionais que lá atuam. Em resposta a esta reinvenção, a administração informou que no início de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será inaugurada.
O movimento dos médicos plantonistas começou na tarde de terça-feira (14), quando pessoas que chegaram ao local às 14h, só receberam atendimento após as 22h.
Durante a ?Operação Tartaruga? que só terminou após o acordo, ficou determinado, não se sabe por quem, que fossem realizados por hora, apenas quatro atendimentos e somente em casos de emergência.
Esta foi a quarta vez, apenas este ano, que os médicos paralisam parcialmente os trabalhos no Pronto Atendimento por atraso nos pagamentos. Durante o mês de junho, foram duas operações, realizadas em um espaço de poucos dias. No início de julho, uma nova manifestação foi realizada até que os pagamentos voltassem à normalidade.
O valor do contrato firmado entre Santa Casa e a Prefeitura é de R$134 mil/ mês. Não foi divulgado se o pagamento das parcelas para a cobertura de procedimentos realizados na Santa Casa, que de acordo com o provedor Geraldo Couto também estão atrasadas, será feito juntamente com o pagamento dos médicos, no início da próxima semana.
A Prefeitura ainda não divulgou nota informando sobre o encerramento da operação.

COMPATILHAR: