O produtor rural Joaquim Emídio da Cruz, precisou gastar mais de R$2 mil para que seis mata-burros fossem construídos nas estradas de acesso à comunidade de Aroeira, onde mora e trabalha.
A instalação dos mata-burros era uma promessa da vereadora Rosemeire Mendonça (Meirinha), que não informou antes que, para que os mesmos fossem construídos, moradores da comunidade teriam que arcar com a compra do cimento (96 sacos no total).
?Eu trabalho com leite e vendo meus queijos, então eu precisava que os mata-burros fossem feitos rápido para melhorar a estrada, por isso resolvi comprar o material. Esse pedido também é de todos os moradores de lá, que usam a estrada e que depois ficaram de me ajudar a pagar esses sacos de cimento?, contou Joaquim.
Sem condições de pagar à vista pelo material, a compra foi feita em uma casa de materiais de construção de Formiga, na conta da vereadora que ?se dispôs a ajudar? (conforme pode ser observado nas notas promissórias). Porém, sem avisar seu Joaquim, Meirinha pagou pelo débito restante e só então entrou em contato com o produtor nesta quinta-feira (20), para avisá-lo que a partir de então, ele tinha uma dívida com ela. O resto do material e a mão de obra para a construção seriam providenciados pela Secretaria de Obras.
A dívida foi paga nessa sexta-feira (21) e com as notas promissórias em mãos, seu Joaquim comentou que ao pagar a vereadora, pediu pela instalação de mais um mata-burro. ?Dessa vez ela disse que era pra eu comprar o cimento e toda a ferragem, mas se for pra pagar por tudo, eu mesmo construo. Até porque todas as estradas de lá estão cascalhadas porque paguei pela brita e foram lá cascalhar [funcionários da Prefeitura]?, comentou seu Joaquim, confirmando que a prática de fazer os moradores pagarem por serviços de responsabilidade da Prefeitura, não é nova.
Segundo apurou o portal Últimas Notícias, os mata-burros instalados não estão dentro da propriedade de seu Joaquim e servem à toda a comunidade de Aroeira e aos visitantes, portanto, não é de obrigação dos moradores cooperar com a compra de parte dos materiais para a construção, sendo portanto, responsabilidade da administração municipal manter as estradas de acesso em boas condições, contando inclusive com os mata-burros necessários.
É importante ressaltar ainda, que a execução de obras no município não é de responsabilidade, e portanto, não pode ser parte das promessas de vereadores, uma vez que a gestão e destinação de verbas, como o próprio nome diz, é de responsabilidade do Poder Executivo. Cabe ao vereador legislar e fiscalizar essa gestão e destinação do dinheiro público.
A equipe do portal tentou o contato com a vereadora pelo telefone da Câmara Municipal, onde ela não estava presente e pelo celular, mas ela não atendeu às ligações.
Na Prefeitura
Como a execução das obras de construção dos mata-burros está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, cujo responsável deve estar ciente da compra do cimento por parte dos moradores, a Prefeitura também foi procurada e no fim da manhã, por meio da Secretaria de Comunicação foi enviada a seguinte nota: A Prefeitura de Formiga vai apurar o assunto e irá se pronunciar posteriormente.
O Secretário de Obras, Paulo Cohen também não foi encontrado para falar a respeito, de acordo com informações obtidas na secretaria, ele fica na cidade apenas de segunda a quarta-feira.

COMPATILHAR: