O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) foi inaugurado em Pains no sábado passado (10). O espaço reúne achados arqueológicos encontrados em oito municípios do Alto São Francisco: Pains, Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Doresópolis e Iguatama.
O acervo arqueológico pré-histórico reunido em mais de dez anos de pesquisas, ganhou espaço para exposição de artefatos que remontam uma história da ocupação humana regional há mais de 11 mil anos.
O MAC é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal de Pains, cientistas, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Museu, casarão do século XIX que foi restaurado e adaptado para receber o acervo arqueológico, está localizado à Rodovia MG-439, nº1000, junto ao Parque Natural Municipal, saída para Formiga.
Solenidade de inauguração
Durante a inauguração, o MAC recebeu muitos convidados que participaram desse marco cultural para a região. Entre as autoridades, estiveram presente o assessor do deputado federal, Odair Cunha, Manoel Messias; a promotora de Justiça, Gislane Testi Colet e o representante da Secretaria de Extrativismo de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, René Vilela. A família de Dona Ziza, antiga proprietária do casarão compareceu e se emaciou. Estudantes do Colégio Dom Belchior de Arcos ? rede Pitágoras – participaram da solenidade de inauguração e conheceram, juntamente com os demais convidados, o interior do MAC, observando cada detalhe do acervo, que deverá receber mais peças, em breve.
Homenagens
O prefeito Ronaldo prestou homenagem à promotora, Rosiley Fátima Borges (representada pela promotora Gislane Testi Colet) pela contribuição na compra do terreno onde o MAC foi implantado.
O presidente da ONG EPA (Espeleo Grupo Pains), Lucélio Nativo, homenageou o prefeito Ronaldo Gonçalves e o Curador do MAC, doutorando em arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Henriques, num reconhecimento pela grande conquista do município, que possui uma quantidade de sítios arqueológicos impressionantes, além de ser o município com o maior número de cavernas do país

COMPATILHAR: