Depois de quase três meses de estiagem, o rio São Francisco voltou a dar sinais de vida. É que sua principal nascente, que havia secado em setembro deste ano, colocando ambientalistas e sociedade em alerta, voltou a jorrar água em um volume expressivo, conforme anunciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A informação foi constatada nessa quinta-feira (27) por equipes do Parque Nacional Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde começa o Velho Chico.

Graças a Deus. A gente já sabia que a nascente ia voltar, mas realmente é uma ótima notícia. Tem pelo menos quatro dias que chove violentamente aqui, e o parque está a coisa mais linda. A vegetação está regenerando que é uma beleza, já temos alimento e abrigo para a fauna, está tudo verde, contou, animado, o analista ambiental e chefe da Unidade de Conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra, Vicente Faria.

Ainda conforme Faria, não há registros de outra ocasião em que a nascente do rio São Francisco houvesse secado, a não ser este ano. Mas mesmo assim, já sabíamos que a nascente não ia ‘morrer’por causa disso. Tivemos uma estiagem bruta e a falta de chuvas fez com que isso acontecesse. Mas era questão de tempo para que o período chuvoso viesse e a nascente voltasse a dar sinal de vida, conta.

Não foi possível medir o impacto das chuvas no volume do rio ainda, mas segundo Faria, em conversa com um fazendeiro de São Roque, ele contou que houve um aumento de 250 milímetros no volume da água entre domingo (23) e esta sexta-feira (28).

A informação da volta da nascente foi levantada na última terça-feira (25) quando técnicos do Parque perceberam que outras nascentes menores na região que também estavam secas já haviam voltado ao seu funcionamento normal. Foi por isso que na última quinta-feira, os gestores do local enviaram técnicos para verificar a nascente principal e confirmaram a boa notícia.

COMPATILHAR: