Membros da nova mesa administrativa (interventora) da Santa Casa de Caridade de Formiga, empossada pelo poder Judiciário após o afastamento do então provedor Geraldo Couto e da antiga mesa, concederam entrevista na sede da Secretaria de Saúde no início da tarde dessa segunda-feira (22).
Ainda sem muitos detalhes da atual situação da entidade, devido ao grande volume de documentos e informações a serem analisados, a mesa formada por Rui Sobreira (provedor), Sidney Ferreira (vice-provedor), Cabo Cunha (tesoureiro), Carlos Lamounier (primeiro-secretário) e Maria Inês Macedo (segunda-secretária), respondeu aos questionamentos, mas explicou que os trabalhos de intervenção estão apenas no começo e que ainda essa semana será realizada uma reunião com o conselho fiscal. Na manhã desta segunda-feira, o encontro foi com representantes do Conselho Regional de Medicina para garantir que esses profissionais não paralisem os trabalhos nesse período de transição.
Prioridades
De acordo com Rui Sobreira, o principal objetivo agora é manter o atendimento aos cidadãos e proporcionar um ambiente positivo de trabalho na entidade nesse período, em segundo lugar, a meta é colocar as finanças em dia e quitar as dívidas da Santa Casa e por fim, intensificar as investigações das possíveis irregularidades já citadas pelo MP em documento que destituiu a antiga mesa. Porém, apesar de o Ministério Público traçar metas para a mesa interventora, ainda não é possível precisar, nem mesmo a título de planejamento, quando as ações que levarão a esses objetivos terão início.
Auditoria
Para analisar a real situação da Santa Casa, inclusive os contratos com empresas que prestam serviços à entidade, será contratada uma auditoria. ?Queremos que o Ministério Público nos auxilie nessa questão, ou mesmo a Polícia Federal nos indicando uma empresa para fazer esse serviço?, comentou o novo provedor.
Demissões
?Funcionários não serão demitidos. Podemos dispensar funcionários de empresas terceirizadas cujos contratos tenham alguma irregularidade, como ligações com o provedor anterior, já que este é um dos pontos citados como motivo para a intervenção?, explicou Rui Sobreira.

COMPATILHAR: