Comemorando a logística aérea que viabiliza e assegura transplantes, o MG Transplantes alerta para a queda no número de procedimentos no Estado. A quantidade de cirurgias realizadas entre janeiro e junho deste ano diminuiu cerca de 20% em relação ao mesmo período de 2015.

O dado preocupa. “Há um aumento da recusa familiar, que é feita muitas vezes por tabus religiosos, medo de mutilação do corpo e desconhecimento de que o diagnóstico de morte encefálica, necessário para a doação, é seguro e irreversível”, afirma o diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado.

Ainda de acordo com o órgão, nos seis primeiros meses do ano foram realizados 932 transplantes em Minas Gerais, utilizando 25 aeronaves que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Os transplantes de córnea lideraram a lista dos procedimentos feitos de janeiro a junho, beneficiando 540 pessoas. Foram realizados ainda 253 transplantes de rim. Os transplantes de medula óssea (48) e fígado (44) estão na sequência. Até a primeira semana de julho, 3.096 pessoas estavam na lista de espera por algum órgão em Minas Gerais.

Vinte e cinco aeronaves são disponibilizadas para o transporte de órgãos em Minas 24 horas por dia

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: