O Parque Municipal Chico Mendes, mais conhecido por Parque do Jequitibá, está localizado no bairro Mangabeiras, ocupando uma área de aproximadamente 14 mil m², onde há um espaço construído com sala verde, jardim suspenso, sala para administração, cozinha e banheiros. O parque foi estruturado com recursos oriundos da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA-II), por meio do Ministério Público da Comarca de Formiga em convênio celebrado com a Prefeitura.
O espaço tornou-se conhecido como ?Parque do Jequitibá? em virtude da existência no local de uma grande árvore dessa espécie, a qual, segundo pesquisadores, foi plantada pelo viajante e naturalista francês August de Saint Hilaire, que esteve em nossa região entre 1816 e 1852. Saint Hilaire tinha por costume plantar um jequitibá em toda nascente que encontrava.
As obras do Parque do Jequitibá tiveram início em dezembro de 2012 e foram concluídas em abril de 2013, sob a orientação do ex-secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho que, representando a ARPA II, parceira do Ministério Público da Comarca, exerceu a fiscalização sobre a Construtora J. Freitas, executora dos serviços.
Foram aplicados na obra cerca de R$ 240 mil tendo o município entregue a área em contrapartida e se comprometido a executar no entorno do parque, obras de infraestrutura como pavimentação, colocação de meio fios, cercamento com alambrados, construção de pistas de caminhada (passarelas), construção do anfiteatro e de outros equipamentos previstos em projeto.
Também o mobiliário necessário (projetado para ser construído com material reciclável ? pneus), ficou a cargo do município que recebeu de presente (doação) toda a construção da sede administrativa.
Na sede, existem paredes construídas com o aproveitamento de garrafas pet, pisos ecológicos com o aproveitamento de garrafas de vidro, toda a água pluvial é armazenada e reaproveitada, há luminárias feitas com o aproveitamento de pets e muitos outros equipamentos como: laje ecológica, resfriada a partir do plantio de hortaliças e espécies exóticas, pisos intertravados que permitem a infiltração das águas pluviais na parte externa da sede administrativa e cercamento frontal feito com o aproveitamento de dormentes.
Atualmente, o parque é utilizado pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental para atividades de Educação Ambiental e tem como gestora a ambientalista Vera Lúcia Moreira, que ministra trabalhos sobre o meio ambiente, com ênfase para a preservação, a importância das nascentes para minimizar a escassez da água, a conservação das árvores, a conscientização sobre o destino correto do lixo, a importância da reciclagem e da sustentabilidade, entre outros temas. Desde abril, mês em que o parque iniciou as atividades, o mesmo recebeu a visita de cerca de mil alunos da rede pública municipal e estadual da cidade. A meta é que esse número chegue a três mil até o final deste ano. O objetivo da criação do parque, proposto pelo Ministério Público da Comarca em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental está sendo alcançado, porquanto a comunidade escolar do município, por meio das visitas ao parque e das atividades ali desenvolvidas, tem tomado conhecimento do passado natural da cidade e da importância do respeito ao meio ambiente hoje, já que essas crianças serão os adultos de amanhã.
O parque também recebe visitas de qualquer cidadão não ligado a área de ensino. As escolas interessadas em visitá-lo, poderão fazer contatos pelos telefones 3322-7015 e 3329-1803 da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental ou diretamente com a gestora do parque, Vera, pelo 9953-6808.

COMPATILHAR: