Uma equipe da Polícia Civil está, na manhã desta sexta-feira (5), na sede da mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. As buscas também são feitas na sede da mineradora em Mariana, na Região Central de Minas.

Segundo o delegado responsável pela operação, Rodrigo Bustamente, estão sendo recolhidos computadores e outros equipamentos de informática da empresa. O material será usado nas investigações.

Ainda de acordo com o Bustamante, um funcionário da área de tecnologia da informação (TI) da Samarco acompanha toda a movimentação.

Nesta sexta-feira (5), a maior tragédia ambiental do país completa três meses. Em 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão se rompeu, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.

As responsabilidades pelo rompimento e pelas mortes decorrentes são apuradas em inquérito da Polícia Civil. Os crimes ambientas são foco de investigação da Polícia Federal, que indiciou a Samarco, a Vale, a empresa VogBR (consultoria responsável pela declaração de estabilidade da barragem)  e sete executivos e técnicos. Entre os indiciados está o diretor-presidente licenciado da Samarco, Ricardo Vescovi.

 

 

Fonte: Reportagem:G1||http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/02/policia-civil-recolhe-equipamentos-de-informatica-na-samarco-em-bh.html

COMPATILHAR: