Os cinco suspeitos de integrarem uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que agiam em Minas Gerais foram presos pela Polícia Federal na manhã deste terça-feira. Segundo balanço parcial da ?Operação Veraneio?, foram cumpridos dois mandados de prisão em Pará de Minas, um em Formiga e dois na Capital. No total, os policiais cumpriram 48 mandados judiciais, sendo sete prisões temporárias, 17 conduções coercitivas e 24 buscas e apreensões. Cerca de R$ 6,5 milhões em dinheiro, cheques, euros e dólares foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Federal, vários veículos também foram interceptados pela operação, além de jóias e documentos apreendidos. Há policiais cumprindo mandados em Mato Grosso, São Paulo e Amazonas. O estado com maior número de mandados é São Paulo, onde agentes federais cumpriram 20 ordens judiciais. A Operação Veraneio é resultado de uma investigação de três anos ? entre 2011 e 2014.

A quadrilha investigada é a responsável pela aquisição de aeronaves no Brasil, adaptando-as ao transporte de cargas, adulteração do prefixo identificador e por todo o transporte entre a Venezuela e Honduras, onde abandonam a aeronave e retornam ao país em voo comercial.

De acordo com a PF, a organização criminosa é sediada em Sinop (MT) e estima-se que eram transportadas cerca de uma tonelada de cocaína por mês entre a região de Apure na Venezuela, fronteira com a Colômbia e dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A droga tinha como destino Honduras, visando abastecer cartéis sediados no México.

A operação contou com o apoio da polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira. Conforme a PF, os responderão por crime de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional. A previsão é de que Polícia Federal, divulgue um novo balanço da ?Operação Veraneio? durante a tarde desta terça.

COMPATILHAR: