Na tarde desta quinta-feira (13), as prefeituras de Arcos e de Divinópolis divulgaram a decisão de afastar as professoras e servidoras grávidas. A medida já foi adotada pela rede estadual de ensino, conforme orientações do governo de Minas, como forma de prevenção à gripe A.
Em Arcos também foram suspensos eventos do calendário de 2009, como o desfile cívico de 7 de Setembro e o Encontro do Idoso (Festa da Terceira Idade). Isso porque as orientações são para se evitar a aglomeração de pessoas, considerando ainda que idosos, crianças e gestantes estão entre as pessoas mais vulneráveis à nova gripe.
As profissionais serão afastadas sem prejuízo da remuneração. Além disso, será providenciada a imediata substituição das afastadas de modo que os alunos não tenham prejuízo e para que seja assegurada a normalidade do calendário escolar.
A maioria dos municípios mineiros tem adotado medidas preventivas, como palestras e orientações sobre a gripe A. Em Arcos não há nenhum caso confirmado da doença, atualmente cerca de 10 pessoas são monitoradas na cidade com síndromes gripais agudas. Já em Divinópolis houve caso confirmado da doença.
Formiga
Em contato com a Secretaria Municipal de Educação na manhã desta sexta-feira (14), ainda não foi confirmado se em Formiga as professoras e servidoras grávidas serão afastadas também da rede municipal, pois nas escolas estaduais a decisão já foi tomada, conforme a determinação do governo de Minas. A chefe do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação disse que estavam aguardando um parecer da Secretaria Municipal de Saúde para tomarem a decisão.

COMPATILHAR: