O professora Anísio Cláudio Rios Fonseca foi aprovado para cursar mestrado na Universidade Federal de Lavras (Ufla) na área de meio ambiente. As aulas terão início em agosto deste ano.

O processo seletivo foi realizado no dia 25 de maio, com avaliação do histórico escolar e do curriculum vitae, prova escrita de conhecimentos em tecnologias e inovações ambientais e prova escrita da língua inglesa.

Segundo o professor, o projeto a ser desenvolvido tem como tema ?Estudo e classificação dos solos da região da Serrinha, Formiga-MG e classes de uso?.

?O projeto que propus trata da região da bacia do rio Pouso Alegre e suas peculiaridades (geologia, geomorfologia, pedologia e uso do solo). Iniciei estudos naquela região no ano de 2005 e, desde então, tenho dado continuidade. Dada a imensa importância do rio Pouso Alegre como futuro fornecedor de água para o município de Formiga, bem como outras localidades, o estudo geológico e pedológico, além de sua relação com as atividades antrópicas desenvolvidas ali, merece atenção especial, para que projetos de uso do solo sejam efetivados, preservando aquela região tão estratégica. O rio Pouso Alegre ainda é um rio sem poluição e toda atividade a ser desenvolvida ali deve ser devidamente estudada para que não se comprometa a qualidade de suas águas?, explicou o professor.

Para Anísio Fonseca, o apoio do Centro Universitário de Formiga para o acesso à educação continuada é fundamental. ?O Unifor-MG sempre incentiva moralmente, tecnicamente e financeiramente o aprimoramento de seus professores em mestrados e doutorados. A infraestrutura do Unifor-MG permite um aprimoramento na área de pesquisa e isso faz com que a mentalidade científica se expanda, permitindo que seus docentes e discentes consigam ser aprovados nas mais diversas universidades?.

O professor avaliou a importância do mestrado para a sua vida profissional e acadêmica. ?Tenho desenvolvido trabalhos em minha vida profissional em que o conhecimento técnico de fatores da interface solo – meio ambiente é cada vez mais exigido. Assim sendo, nada melhor do que um mestrado na área para profissionalização nesse mister. Na vida acadêmica, é muito importante, pois amplia os horizontes, ensina novas técnicas e, com isso, todos ganham, pois tornam o docente um profissional melhor preparado e atualizado com o que há de mais moderno na área em que milita. Finalizando, gostaria de agradecer pelo apoio incondicional de todos os colegas de trabalho e amigos, em especial ao Reitor do Unifor-MG, professor Marco Antonio de Sousa Leão, meu coordenador, professor Leyser Rodrigues de Oliveira, e tantos outros que sempre estiveram ao meu lado?.

COMPATILHAR: