Cada vereador homenageou dez professores tanto da rede pública quanto da particular de ensino com a entrega da ?Comenda Educador Paulo Freire?, na segunda-feira (31), durante a reunião ordinária.
A homenagem se dá por meio da lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011, de autoria do vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN). Os educadores foram escolhidos por se destacarem na promoção de políticas, programas e projetos, cujas contribuições e experiências foram relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos em Formiga.
Estiveram presentes durante a homenagem o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro), Gilson Reis, e o diretor regional do sindicato, Adelmo Rodrigues.
Presidente do Sindicato dos Professores na Câmara
O presidente do Sinpro, Gilson Reis, fez uso da ?Tribuna do Povo? na reunião da Câmara e falou em nome dos professores de Minas Gerais. ?O sindicato reúne cerca de 75 mil professores, desde a rede do nível infantil até o pós superior. Essa comenda é um gesto simples, mas que está repleto de significados. É importante que colocamos a educação nesse patamar, principalmente nesse nosso país. Nós temos muito a se fazer na educação. Essa Casa está de parabéns por dar uma Comenda de Paulo Freire, esse educador que tem uma expressão internacional. Ele faria 90 anos agora em setembro. Nós estamos resgatando no Sindicato dos Professores a semana Paulo freire a partir deste ano ?.
Gilson Reis ressaltou que cada casa legislativa, cada governo, cada espaço público debata e discuta a questão educacional no país. ?A grande pergunta que fazemos é essa educação praticada pelo governo de Minas Gerais, que até pouco tempo pagava R$369 a um professor de 24 horas semanais. Será que essa educação dá conta de um desafio histórico que precisamos? Há uma falta de compromisso com uma educação de qualidade. Devemos ter uma educação pública de qualidade e ter regulamentação do ensino privado e com isso uma juventude com qualidade de formação superior da que é praticada hoje. Ou fazemos isso, ou mais uma vez, o Brasil ficará esperando passar mais uma possibilidade histórica?, disse o presidente do sindicato.
Confira os indicados por cada vereador:
Anísia Comitante Leão – vereador Cid Corrêa/PR
Normélia Gonçalves Vilela – vereador Edmar Ferreira/PT
Fátima Rodrigues Belo ? vereador Eugênio Vilela/PV
Sônia Aparecida Leal ? vereador Gonçalo Faria/PSB
Maria Aparecida Dutra de Oliveira ? vereador José Aparecido Monteiro/PMDB
Maira de Fátima Lopes Mendonça ? vereador José Geraldo da Cunha/PMN
Margarida Jaqueline Alves ? vereador José Gilmar Furtado/DEM
Ronan Vaz de Campos ? vereador Mauro César de Sousa/PMDB
Carlos Eulocastro de Oliveira ? vereador Reginaldo Henrique dos Santos/PCdoB
Janete Aparecida da Silva ? Vereadora Rosimeire Mendonça/PMDB
Quem foi Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife e faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Ele foi um educador e filósofo brasileiro e se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Autor de ?Pedagogia do Oprimido?, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do vanguardismo dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

COMPATILHAR: