Representantes de entidades formiguenses realizaram uma visita técnica às cidades de Blumenau e Florianópolis, entre os dias 24 e 27. O grupo formiguense esteve nas ruas centrais de Blumenau e Florianópolis que foram revitalizadas, além de visitarem o Sebrae e a CDL dos municípios, onde participaram de palestras e puderam entrar em contato com empresários e consultores que participaram da implementação desses projetos.
O objetivo da missão empresarial foi conhecer os projetos de revitalização das ruas comerciais centrais, que foram realizados pelas empresas locais, entidades e governo, observando de perto os resultados e ações que impactaram o comércio local, além dos pontos positivos e dificuldades enfrentadas durante a execução do projeto.
Na cidade de Blumenau, o projeto foi implantado na Rua XV de Novembro, e tem a extensão de aproximadamente 1,5 KM. Em Florianópolis a revitalização ocorreu na Rua Vidal Ramos, onde a infraestrutura passou por uma reestruturação completa.
As cidades, após a implantação do projeto, obtiveram excelentes resultados para o comércio, tais como: aumento do fluxo de pedestres nas ruas revitalizadas, aumento significativo nas vendas, vitrines mais atrativas, união dos lojistas, melhoria do resultado financeiro das cidades participantes, profissionalização do atendimento, ambiente mais agradável e convidativo para os consumidores, acessibilidade, e um local de lazer para a população, entre outros benefícios.
Estiveram representando a Prefeitura de Formiga, a coordenadora de Políticas e Fomento Econômico, Lorena Silveira, o chefe de Gabinete, JoséTerra de Oliveira Júnior e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Joyce Melo Franco Vieira.
Em Formiga
De quarta-feira (27) até neste sábado (30), a rua Pio XII, no Centro de Formiga, ficará interditada para o tráfego de veículos. O propósito da interdição é testar um projeto elaborado em 2012, por alunos do Unifor-MG, em conjunto com a professora de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário, Marianna C. Mattos, que pretende transformar a referida via em um calçadão.
Com novos mobiliários urbanos, arborização e um espaço amplo para a circulação de pedestres, a ideia é facilitar a prospecção de clientes por parte dos lojistas e utilizar o espaço para a realização de eventos públicos como forma de promoção do comércio.
Em uma reunião, nesta quinta-feira, os empresários formiguenses foram contra a nova medida, caso seja concretizada.

COMPATILHAR: