Com o objetivo de disseminar a segurança com energia elétrica de forma lúdica e descontraída, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está distribuindo 400 mil exemplares da revista Coquetel com foco no assunto. A ação faz parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap).
Realizada anualmente pela Cemig em todo o Estado, a campanha promove palestras educativas nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obras da construção civil sobre os riscos da energia elétrica. A ação é realizada em toda a área de concessão da Cemig e acontece ao longo do ano.
?Iremos distribuir 200 mil revistas em escolas de ensino médio e outras 200 mil em canteiros de obras da construção civil?, afirma o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Empresa, João José Magalhães Soares.
A entrega das revistas ocorre logo após as palestras sobre segurança com a rede elétrica, ministradas pelos agentes facilitadores da campanha.
De acordo com o gerente, as duas revistas possuem conteúdo diferenciado. A que vai ser distribuída nas escolas traz jogos que abordam assuntos de segurança com a energia em ambientes domésticos, como a manutenção da rede interna, ajuste de antenas próximas à rede, troca de lâmpadas, a incompatibilidade entre água e energia elétrica.
Já a revista que será entregue aos trabalhadores dos canteiros de obras trata de temas relacionados ao trabalho de preparação de terrenos próximo às redes elétricas, bem como sobre construção e montagem de andaimes próximos à fiação, entre outros. ?Tudo é abordado através de caça-palavras, código secreto, dominox e outros recursos usuais da revista Coquetel?, afirma João José Magalhães Soares.
Com 20 páginas ricamente ilustradas, as duas edições abordam também os riscos de se fazerem ligações clandestinas na rede elétrica, já que, além de ser um ato criminoso, pode provocar acidentes com lesões graves ou até a morte.
Segundo João José, a expectativa da Cemig é de que os estudantes e trabalhadores também se tornem multiplicadores das informações sobre segurança disseminadas por meio dos jogos.

Reforço
Desde 2006, a Cepap é reforçada durante uma semana. Neste ano, a campanha será intensificada em junho. A previsão é de que, nesse período, sejam alcançados diretamente 140 mil estudantes e 60 mil profissionais da construção civil em todo Estado.
O objetivo da campanha é fortalecer a cultura da segurança entre os empregados da Cemig, prestadores de serviços e população, conscientizando sobre o uso adequado e responsável da energia elétrica.
A versão digitalizada da revista Coquetel sobre segurança com energia elétrica, para estudantes do ensino médio e operários da construção civil, pode ser acessada no site www.cemig.com.br.

COMPATILHAR: