Na segunda-feira (5), teve início a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A, que vai até o dia 23 deste mês. Esta fase é para pessoas de 20 a 29 anos de idade.
Nesta terceira etapa, haverá o dia D, que será promovido neste sábado (10). Na data, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas de 8h às 17h e terá um posto volante de vacinação na Praça Getúlio Vargas, de 8h às 12h.
As pessoas que fazem parte das etapas que passaram e não se vacinaram ainda podem receber a vacina, é só procurar as unidades.
Na sexta-feira passada (2), que seria o último dia da segunda etapa da vacinação, o Ministério da Saúde prorrogou para o dia 23 de abril a vacinação para gestantes, doentes crônicos menores de 60 anos e crianças de seis meses e menores de dois anos. Para quem faz parte desses grupos, não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica.
Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum.
Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos, munidos do cartão de vacinas. Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 23 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.
Para ser imunizado, é preciso ir aos postos de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.

COMPATILHAR: