Mais uma conquista da equipe da Santa Casa de Formiga para com a comunidade formiguense e região. Depois de quatro meses de construção e concentrando-se nos esforços e trabalhos efetivos para a redução da mortalidade infantil em Minas Gerais, a administração do hospital inaugura, na sexta-feira (8), às 15h, 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ? ?Dr. Concéssio Batista da Costa?. Na oportunidade, também será inaugurada a ampliação do Centro Cirúrgico ? ?Dr. Alberico Salazar Neto?.

Os vinte leitos da UTI Neo significam um grande avanço assistencial para a região ampliada Oeste, que, até então, contava apenas com seis leitos, no Hospital São João de Deus, em Divinópolis.

Durante a solenidade de inauguração, estarão presentes o secretário nacional de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o secretário de estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o secretário de estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini; o deputado federal Jaime Martins; dentre outras autoridades.

Atendimento

Atualmente, o setor de Regulação de Saúde da Macro-oeste de Minas Gerais recebe, em média, cinco pedidos de vagas para UTI Neonatal por dia e oito a dez vagas para UTI Adulto. Antes do funcionamento dos leitos da UTI Neonatal, os pacientes eram encaminhados para as unidades de Divinópolis, Passos e Belo Horizonte.
A Secretaria de Estado de Minas Gerais, por meio dos convênios 1907/2012 e 1790/2012, investiu R$1.245.235,52 em Formiga. Todas as adequações físicas realizadas na Santa Casa seguem as exigências determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? Anvisa, as normas da RDC50 e o Plano Diretor Arquitetônico do Hospital.
Com 230 m², a UTI Neonatal beneficiará Formiga e outras 54 cidades da região, num total de 1,2 milhão de habitantes. A população contará com um médico plantonista ? a cada 24 horas semanais ? e um médico diarista ? nos períodos da manhã e da tarde. A equipe contará, aproximadamente, com dez profissionais especializados, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes e familiares também contarão com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, assistente social e psicóloga.

A UTI Neo será inaugurada no dia 8 de novembro e funcionará, oficialmente, a partir do dia primeiro de dezembro de 2013.

Centro Cirúrgico

Outra obra consecutiva, que também será inaugurada na Santa Casa, é a ampliação do centro cirúrgico, que terá mais salas de cirurgias e porte para procedimentos de alta complexidade.

Ao todo, o novo espaço, de 182 m², abrigará mais cinco salas de cirurgias de pequeno, médio e grande porte e uma sala ampliada para pós-cirúrgico, totalizando nove salas de procedimentos cirúrgicos no hospital.

A ampliação teve início no final de 2010 e contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde ? Pro-Hosp, que investiu R$213.713 na obra.

COMPATILHAR: