Priscila Rocha

A cidade das Areias Brancas foi homenageada em um dos montes mais altos da França.

O feito foi realizado pelo 1º sargento da Legião Estrangeira, Joab Costa que, ao escalar o Monte Aiguille du Midi, posou para foto segurando a bandeira de Formiga. “Fiz isso para homenagear meus amigos formiguenses”, conta Joab.

Joab e mais dois amigos fizeram o percurso Arête des Cosmiques. A escalada mais popular do monte é uma grande travessia pela aresta da montanha em terreno misto (gelo/neve e rocha).

Nascido em Brasília, Joab, de 32 anos, veio para Formiga aos 3 anos, onde foi criado. Há 13 anos se mudou para a França com o objetivo de servir o Exército da Legião Estrangeira.

O 1º sargento da Legião Estrangeira serviu como recruta por cinco meses no Afeganistão e dois anos como cabo nas Guianas.

Segundo a mãe de Joab, Ruth Costa, ele sempre quis seguir a carreira militar. “Ele tinha como inspiração o tio Coronel Carlos Augusto da Costa, da Polícia Militar. Ele decidiu servir o Exército da Legião Estrangeira quando servia o Tiro de Guerra de Formiga”, informou Ruth.

Monte Aiguille du Midi

Aiguille du Midi (em português Agulha do Meio-dia),  é uma montanha, entre a França e a Itália, ao lado da cidade de Chamonix, na França. Aiguille du Midi tem 3.842 metros de altura e fica no maciço do Mont-Blanc, a montanha mais alta da Europa Ocidental, com 4.810 metros.

Arête des Cosmiques

A Arête des Cosmiques segue o flanco esquerdo da Aiguille du Midi, a trajetória para a escala começa em Chamonix  no teleférico que vai da cidade ao cume em 20 minutos. O teleférico sai de uma altitude de 1035m e vai a 3842m. A escalada começa no cume da agulha.

(Foto: Arquivo pessoal/Joab Costa)

COMPATILHAR: