O processo de designação de professores e trabalhadores para atuarem nas escolas estaduais em 2016 em Minas Gerais está próximo do seu encerramento, e os números parciais mostram que, até as 17h40 de quinta-feira (4), 114.280 vagas foram preenchidas.

Esse número representa mais de 80% do total de vagas que transitam no sistema.  Importante ressaltar que esse percentual pode ser ainda maior, uma vez que o Quadro Informativo (QI) pode ser lançado posteriormente. Portanto alguns quadros ainda podem estar fora da totalização do sistema. A designação é realizada todo início de ano para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função. Ela ocorre em duas chamadas.

O processo de designação no Estado mobilizou todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e o órgão central, que atuaram para garantir a transparência e a celeridade do processo.  Várias medidas foram tomadas para agilizar a composição do quadro da escola e facilitar o processo.

Outra medida importante foi a orientação às SREs de organizarem os cronogramas das designações centralizadas por micro-polos regionais. Na prática, o processo de designação aconteceu da mesma forma que nos outros anos e os profissionais concorreram às vagas por escolas, de acordo com os editais de cada instituição.

A diferença é que, neste ano, foram reunidas em um mesmo espaço (polos) todas as unidades escolares que ofertam vagas para determinada área ou disciplina, de forma que os candidatos pudessem participar, em um mesmo dia e local, de todas as designações que lhe interessam. Essa foi uma forma de facilitar o processo e evitar a peregrinação dos candidatos em várias escolas para concorrer às vagas e o cruzamento de horários entre as designações das escolas para a mesma disciplina.

A disponibilização pelo site da Secretaria de Educação das vagas existentes foi outro avanço, bem como a designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

 

 

Fonte: Reportagem Segov||

COMPATILHAR: