O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (28), a Medida Provisória 650, que trata da reestruturação da carreira da Polícia Federal e concede reajuste de 15,8% (dividido em parcelas para 2014 e 2015) para agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos federais agrários. A medida passa a exigir curso de nível superior completo para o acesso à carreira de policial federal.
Como não houve modificação no texto que tramitou nas duas Casas Legislativas, a proposta passa a vigorar imediatamente e foi promulgada após a aprovação da matéria em plenário. A votação foi acompanhada por integrantes das categorias, que aplaudiram os discursos favoráveis à medida. Se não fosse aprovado nesta terça, o texto perderia validade.
No dia 8 de outubro, a Câmara rejeitou, durante votação em plenário, uma emenda que aumentava as exigências para o ingresso na carreira de delegado da Polícia Federal. A emenda previa que, para fazer parte da carreira, delegados da PF precisam ser bacharéis em direito e comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial.
Para não criar atrito com os delegados, o governo editou no último dia 14 a MP 657, com as alterações que foram rejeitadas na emenda da Câmara à MP 650.

COMPATILHAR: