O Senar Minas promoverá em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) os cursos de abate de frango e aperfeiçoamento: beneficiamento de frutas.
Os cursos são gratuitos e tem como público alvo os produtores rurais, trabalhadores, estudantes e profissionais de cantina de escola.
O curso de abate e processamento de frangos será realizado entre os dias 27 e 30 deste mês, na Uaitec, das 8h às 17h, pelo tecnólogo em alimentos, Cyro Campos. O curso oferece técnicas de abate e processamento de frangos com qualidades higiênicas e sanitárias, além
de agregar valor à produção de derivados, como almôndegas, hambúrgueres, linguiça (frescal e defumada), empanados e filé, desossa, defumação, avaliação sensorial e preparo dos produtos para comercialização
Os participantes também aprendem sobre a rotulação e armazenamento dos produtos, planejamento do trabalho, custos e comercialização.
Já o curso de aperfeiçoamento: beneficiamento de frutas será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, na cozinha da Paroquia São Judas Tadeu, das 8h às 17h, pela nutricionista Lorraine Thayla Lima Soares. A capacitação oferecerá técnicas de produção de polpas congeladas e xaropes com frutas regionais que podem ser usadas em sucos, sorvetes, doces e trabalhos em confeitaria, técnica de conservação de frutas e técnicas de cozimento e congelamento das frutas.
O curso abordará também o tema segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente; valor nutricional de frutos; organização e higienização do local de trabalho; dos materiais e equipamentos; recepção e seleção de matéria prima; fabricação de polpas e xaropes; preparo do produto para comercialização (embalagem, rotulagem e armazenamento); planejamento do trabalho; custos; qualidade e comercialização e noções de cooperativismo: compra e venda em comum.
Serão oferecidas 12 vagas para cada curso, a idade mínima para participar é de 18 anos. Será conferido certificado ao participante com aproveitamento suficiente.As inscrições podem ser feitas na sede do Sinrural, localizado na rua Quintino de Bocaiuva, 190, 2º andar, Centro, ou pelos telefones: (37) 3322- 1762 e 8816-2928 com a mobilizadora do Senar em Formiga, Rosa Gontijo.

COMPATILHAR: