As atividades do Dia do Ensino Responsável começaram bem cedo, no sábado, (21), na praça da Matriz São Vicente Férrer, no Asilo São Francisco de Assis e no Bairro Alto da Praia. O evento é promovido anualmente pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).
Trata-se de um dia que reúne Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil para realizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem durante todo o ano. O Unifor-MG é parceiro do Dia do Ensino Responsável desde 2008.
Os cursos da área da saúde do Centro Universitário (enfermagem, fisioterapia, educação física e ciências biológicas) ofereceram: exames de tipagem sanguínea e fator RH, análise do percentual de gordura, análise de risco cardiovascular, atividade física (alongamento), aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, massagem relaxante e distribuição de fôlderes educativos sobre como prevenir doenças cardiovasculares.
Representantes dos cursos de administração e superior de Tecnologia em Marketing também estiveram presentes e, segundo a coordenadora dos cursos, Jussara Maria Oliveira, ensinaram como montar um currículo, como fazer um cartão de visita, mostraram como fazer financiamento, simulando as parcelas e mostrando os juros embutidos, orientaram sobre poupança e previdência, distribuíram cartilhas de como montar uma empresa, mostrando a importância de estar bem preparado, com plano de abertura para o empreendimento, e também cartilhas do empreendedor individual, com informações que são importantes para os empresários e também para os alunos que pretendem abrir o próprio negócio.
Já os cursos de engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil e engenharia química apresentaram, durante o evento, amostras de equipamentos e materiais utilizados nos laboratórios do Centro Universitário, além da demonstração de confecção do biodiesel a partir do óleo residual de fritura e formas de aproveitamento de resíduos da construção civil.
Os estudantes de biblioteconomia prestaram serviços à comunidade por meio do Projeto de Extensão ?Leitura: Asas da Liberdade?, com contação de histórias e pintura de rosto para as crianças, e do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos, com dicas de preservação de documentos e diagnóstico de recuperação de livros.
Os serviços oferecidos pelo curso de direito foram a busca de soluções civis e criminais direcionadas ao público carente da comarca, trabalho já realizado diariamente pelo NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) do Unifor-MG.
Como o evento coincidiu com o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, os estudantes do curso de ciências biológicas aproveitaram para realizar a doação de mudas de diversas espécies de árvores nativas da região.
Os alunos do curso de serviço social desenvolveram atividades do Projeto de Extensão ?Serviço Social no Lar São Francisco de Assis?. Eles fizeram entrevistas com os idosos do Asilo, dentro desse projeto de institucionalização e, paralelamente, foram feitas visitas domiciliares às famílias para conhecer o contexto em que essas famílias vivem.
Já no Bairro Alto da Praia, os estudantes do curso de medicina veterinária realizaram uma campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, além de coleta de sangue para diagnóstico rápido de leishmaniose canina. Também foram realizadas ações do Projeto de Extensão ?Perfil socioeconômico dos moradores do Alto da Praia ? Formiga/MG?.

COMPATILHAR: