Nos dias 24 e 25 de outubro, o Centro Universitário de Formiga sediará novamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas a partir das 13h30 em milhares de municípios brasileiros.

Em 2014, cerca de 3 mil candidatos de toda a região prestaram o exame no campus universitário. Para sediar as provas deste ano, o contrato para a cessão do espaço foi assinado com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

No primeiro dia de provas, o tempo de duração é de 4 horas e 30 minutos; e no segundo dia o tempo de duração será de 5 horas e 30 minutos. Desta maneira, no sábado (24), as provas serão aplicadas até as 17h30 nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, no domingo (25), até as 18h30, nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. São 45 questões para cada prova objetiva e uma redação.

A edição deste ano terá algumas mudanças e uma delas está diretamente relacionada à consulta dos locais de prova. Desde 2009, quando o Enem passou a operar em novo formato, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela organização do exame, distribui via Correios o cartão de confirmação de inscrição no endereço de todos os candidatos. Entretanto, a partir deste ano, o documento não será mais entregue e a consulta deverá ser feita exclusivamente via internet.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h, visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Os candidatos devem portar caneta esferográfica preta de material transparente (o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta) e documento de identidade com foto. 

 O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior prova do Brasil para conseguir uma vaga no ensino superior, seja por meio de cursos gratuitos, bolsas ou financiamentos, bolsa para estudar no exterior, certificado de conclusão do ensino médio ou simplesmente para treinar e avaliar os conhecimentos.

Este ano, o Enem registrou 8,4 milhões de candidatos inscritos. Em 2014, foram 8,7 milhões de inscrições realizadas. O número é 10,67% menor do que no ano passado e quebra uma sequência de recordes que era registrada desde 2008.

Mais informações pelo telefone 0800 616161 ou pelo site www.inep.gov.br.

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: