O descaso com a cidade tem tomado tamanha proporção que deixa, a cada dia que passa, a população mais preocupada. Dessa vez, a reclamação vem contra a Secretaria de Saúde que disponibilizou um veículo com problemas mecânicos para transportar cerca de 10 pacientes até Belo Horizonte, os quais deveriam se submeter a exames e procedimentos médicos.

A van que foi para Belo Horizonte na sexta-feira (27) quebrou na viagem de volta à Formiga, quando ao realizar uma parada em Divinópolis, por volta das 21h, o veículo não deu mais partida. A denúncia foi feita nesta semana ao portal que apurou e confirmou o fato.

De acordo com uma das passageiras, o motorista sabia do problema da van. “Em Belo Horizonte a van ficou ligada o tempo todo, enquanto o motorista deixava os pacientes em seus destinos, pois, de acordo com ele, se desligasse o motor, o veículo não daria partida novamente. Na volta paramos para lanchar em Divinópolis, o motorista desligou a van e realmente o veículo não ligou mais”, disse a mulher.

Apesar da distância entre a capital e o município não ser tão grande, 200 km, cerca de 6 horas para ir e voltar, o percurso é desgastante para os pacientes, pois, além de terem que madrugar para chegarem a tempo em Belo Horizonte, eles precisam ficar o dia todo na capital, esperando todos os outros pacientes realizarem seus exames para, enfim, retornarem para casa. Assim sendo, a viagem, normalmente dura em torno de 15h.

A mulher que foi até a capital marcar uma consulta para o filho, informou que no veículo havia crianças, idosos e gestantes que, em virtude do problema mecânico da van, se viram obrigados a esperar até tarde da noite para, finalmente, regressarem à Formiga. “O motorista ligou para Formiga e pediu que outro veículo fosse nos buscar, enquanto ele tentava ‘dar um jeito’ na van. A todo o momento, o motorista dizia que o problema na van era antigo, que sempre acontecia isso, que se ela desligasse não ligava mais”.

Ainda na estrada esperando o socorro, a passageira postou em uma rede social: “Absurdo gente, vindo de Belo Horizonte, agora são 21h10, tem gente que saiu de casa as 3 da manhã, na van da Prefeitura e ela estraga chegando em Divinópolis, com criança, idosos, grávida. Oh prefeito onde está a manutenção dos veículos de viagens???” [sic].

Alguns passageiros, cansados de esperar pagaram passagem no valor de R$ 19,80 em um ônibus que passaria no trevo de Arcos, onde familiares os buscariam. De acordo com  a informante, os que não tiveram outra opção, senão aguardar que a van voltasse a funcionar,  só conseguiram retornar por volta das 23h. 

O jornal entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e obteve a seguinte resposta:

“A Secretaria de Saúde determinou que seja apurado o que ocorreu para averiguar quais as providências serão tomadas. Todos os veículos passam por revisões periódicas para evitar ao máximo falhas mecânicas”.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: