Doar pelo simples gesto de doar, sem esperar nada em troca. Esse é o objetivo da 1ª Feira Grátis da Gratidão de Formiga, que será realizada no dia 23 deste mês (sábado), na praça São Vicente Férrer, a partir das 10h.

Para quem quer participar, a tarefa é simples: basta levar algum objeto ou roupa que não use mais e pegar algo que quiser; mas também não é proibido, caso não tenha nada para doar, comparecer à feira e levar algo que esteja precisando.

O encontro pela gratidão, organizado por um grupo de amigos formiguenses, segue o modelo do que já acontece em outras cidades brasileiras.

De acordo com a organização da feira, não é necessário doar apenas objetos. Pode-se doar o tempo fazendo algum serviço que ajude ou divirta o próximo, como serviço de manicure, oficinas, contação de histórias, uma boa conversa, um abraço, massagem, teatro, exposições, entre outros. E se não souber ou não tiver o que dar, a organização esclarece: “você pode dar a oportunidade para que alguém dê-lhe algo”.

 

O que é a feira?

É um movimento espontâneo, de rede, que já acontece em vários países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. É um movimento sócio-político-econômico pela Paz Mundial e a felicidade de todos os seres. Foi criada em 2011 para ajudar as pessoas a se desvincular do materialismo.

É uma feira onde não se mexe nos bolsos (as). Lucro Zero. Mercantilismo zero. O lema é “Traga o que quiser (ou nada) e leve o que você quiser (ou nada)”.

Não há dinheiro, obrigações, escambo nem registro de quem pegou ou levou. É um espaço comunitário para dar e receber livremente.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: