Das 8.517 vagas disponibilizadas no edital da primeira etapa de seleção do Mais Médicos, 106 não foram ocupadas, informou o Ministério da Saúde nesta segunda (10). Os lugares remanescentes estão distribuídos entre oito distritos indígenas e 19 municípios — todos na região Norte (confira tabela ao final da reportagem). O Amazonas é o estado com mais vagas remanescentes: 88.

Inicialmente, o Ministério da Saúde informou que 107 vagas não tiveram inscritos. Mais tarde, corrigiu a informação para 106. A reportagem foi atualizada às 12h06 (horário de Brasília).

De acordo com o levantamento final, não houve interessados em um distrito indígena (Dsei) — Médio Purus, no Amazonas — e em outros dois municípios: Terra Santa, no Pará, e Castanheiras, em Rondônia.

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda (10) o edital para a segunda etapa de seleção de profissionais para o programa. Podem se inscrever, a partir desta terça (11), médicos com CRM no Brasil ou formados no exterior, mesmo sem revalidar o diploma.

Foi aberta, no dia 20 de novembro, uma seleção de emergência para substituir os cubanos do Mais Médicos. Os profissionais caribenhos tiveram que deixar os postos de trabalho após a decisão de Cuba de sair do programa. O país citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Os médicos com CRM no Brasil puderam se inscrever até a última sexta-feira (7). Até o último balanço do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (10), o órgão havia recebido 36.490 inscrições no programa. Dessas, 8.411 foram efetivadas — os profissionais escolheram onde iriam atuar. Desses, pouco mais da metade — 4.508 — já haviam se apresentado nos municípios.

Os médicos têm até 14 de dezembro para se apresentarem às prefeituras.

  • Números
    Quantas inscrições o Mais Médicos recebeu? 36.490, segundo último balanço (desta segunda, 10).
    Quantos profissionais escolheram a cidade onde iriam atuar? 8.411.
    Quantos se apresentaram nos municípios? 4.508, até as 11h desta segunda (10).
    Qual o prazo final de apresentação? 14 de dezembro.

 

  • Mais Médicos
    Foi criado em julho de 2013 para ampliar o atendimento médico principalmente em regiões mais carentes.
    Em agosto de 2013, fechado acordo com a Opas para participação de médicos cubanos.
    Participação de brasileiros formados no Brasil aumentou 38% entre 2016 e 2017, de acordo com o Ministério da Saúde.
    Programa tem 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
    Atende cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.
    Participação de cubanos no programa tinha sido renovada no início deste ano por mais cinco anos.
    Levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o programa é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes.
    Em 1.100 municípios atendido pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica, de acordo com dados divulgados em 2016.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/12/10/107-vagas-nao-foram-preenchidas-na-primeira-etapa-do-mais-medicos.ghtml

COMPATILHAR: